Mostra Tiradentes SP exibe online 24 filmes do cinema brasileiro contemporâneo

A Mostra Tiradentes SP realiza a sua 9ª edição, de 18 a 24 de março, em formato online e totalmente gratuita. Em sete dias de programação serão exibidos 24 filmes brasileiros (13 longas e 11 curtas), de 11 estados, em pré-estreias e mostras temáticas. O evento também conta com debates, performance audiovisual e exposição fotográfica virtual.

A seleção de filmes inclui os vencedores da 24ª Mostra de Tiradentes, além de outros destaques exibidos na edição mineira realizada em janeiro (ouça nosso podcast com comentários sobre os filmes). A programação completa está no site oficial do evento e os filmes serão exibidos no site do Sesc São Paulo.

A abertura da Mostra Tiradentes SP 2021 acontece no dia 18 de março, às 20 horas. A programação de abertura consiste em uma performance audiovisual que apresenta a temática central do evento com arte, música e movimento criada por Chico de Paula e Raquel Hallak. Na sequência, será realizado o debate inaugural com o tema central da mostra, “Vertentes da Criação”.



Ainda na abertura, será exibido o filme “Açucena”, documentário dirigido por Isaac Donato. A produção baiana foi eleita pelo Júri Oficial da 24ª Mostra de Tiradentes como Melhor Filme da Mostra Aurora (leia nossa crítica). O longa ficará disponível por 72 horas — das 21h de 18 de março, até 21h de 21 de março.

Os demais filmes da Mostra Aurora que serão exibidos são “Oráculo” (SC), de Melissa Dullius e Gustavo Jahn; “Rosa Tirana” (BA), de Rogério Sagui (ouça nosso podcast com o diretor e a atriz Kiarah Rocha); “Kevin” (MG), de Joana Oliveira (ouça nosso podcast com a diretora); “A Mesma Parte de um Homem” (PR), de Ana Johann, ganhador do Prêmio Helena Ignez da 24ª Mostra de Tiradentes (ouça nosso podcast com a diretora); “O Cerco” (RJ), de Aurélio Aragão, Gustavo Bragança e Rafael Spíndola; e “Eu, Empresa” (BA/MG), de Leon Sampaio e Marcus Curvello.

Cada filme da Mostra Aurora ficará disponível também pelo período de 72 horas, a partir da liberação no site do Sesc.

Na Mostra Olhos Livres, o público poderá assistir ao documentário “Nũhũ yãg mũ yõg hãm: Essa Terra é Nossa!” (MG), de Isael Maxakali, Sueli Maxakali, Carolina Canguçu e Roberto Romero, filme vencedor do Troféu Carlos Reichenbach; “Irmã” (RS), de Luciana Mazeto e Vinícius Lopes; “Amador” (GO/MG), de Cris Ventura; “Subterrânea” (RJ), de Pedro Urano; “Rodson ou (Onde o Sol não Tem Dó)” (CE), de Cleyton Xavier, Clara Chroma e Orlok Sombra; e “Voltei!” (BA), de Ary Rosa e Glenda Nicácio.

Diferente da Mostra Aurora, os filmes da Olhos Livres ficam disponíveis de 19 a 24 de março.

Por fim, a seleção da Mostra Foco de curtas-metragens apresenta os dois filmes premiados na 24ª Mostra de Tiradentes, “4 Bilhões de Infinitos”, de Marco Antonio Pereira (MG), curta vencedor do Prêmio Canal Brasil, e “Abjetas 288”, de Júlia da Costa e Renata Mourão (SE), filme escolhido pelo Júri Oficial. Os demais títulos da série são: “A Destruição do Planeta Live”, de Marcus Curvello (BA); “Céu de Agosto”, de Jasmin Tenucci (SP); “De Costas pro Rio”, de Felipe Aufiero (AM/PR); “Drama Queen”, de Gabriela Luiza (MG); “Eu te Amo, Bressan”, de Gabriel Borges (PR); “Lambada Estranha”, de Luíza Marques e Darks Miranda (RJ); “Novo Mundo”, de Natara Ney e Gilvan Barreto (RJ); “Preces Precipitadas de um Lugar Sagrado que não Existe Mais”, de Rafael Luan e Mike Dutra (CE); “Ratoeira”, de Carlos Adelino (SC).

Os curtas da Mostra Foco também ficarão disponíveis de 19 a 24 de março.

A programação da 9ª Mostra Tiradentes SP promove ainda quatro debates, com a participação de 16 convidados, entre diretores e diretoras, roteiristas, atrizes, atores e profissionais do audiovisual.

Os debates da série Encontro com os Filmes realizados com longas da 24ª Mostra de Tiradentes já estão disponíveis no YouTube.

Com informações das assessorias de imprensa da Universo Produção.