cinematório café: Relatos do mundo em uma noite em Miami...

cinematório café: Relatos do mundo em uma noite em Miami…

Clique para reproduzir em uma nova janela | Download

Spotify | Deezer | Castbox | TuneIn | Stitcher | Player FM

Nesta edição, o cinematório café discute os filmes “Relatos do Mundo” (News of the World, 2020), faroeste dirigidio por Paul Greengrass e estrelado por Tom Hanks e Helena Zengel, e “Uma Noite em Miami…” (One Night in Miami…, 2020), drama dirigido por Regina King que imagina o encontro entre Malcolm X (Kingsley Ben-Adir), Cassius Clay/Muhammad Ali (Eli Goree), Jim Brown (Aldis Hodge) e Sam Cooke (Leslie Odom Jr.), em uma noite de 1964, na efervescência do movimento pelos direitos civis nos Estados Unidos.

No Oscar 2021, “Relatos do Mundo” foi indicado em quatro categorias: Melhor Fotografia (Dariusz Wolski), Melhor Música Original (James Newton Howard), Melhor Som e Melhor Design de Produção. “Uma Noite em Miami” foi indicado a três estatuetas: Melhor Roteiro Adaptado (Kemp Powers), Melhor Ator Coadjuvante (Leslie Odom Jr.) e Melhor Canção Original (“Speak Now”, de Leslie Odom Jr. e Sam Ashworth).

Quem se senta à mesa conosco para comentar os dois filmes é Ana Lúcia Andrade, professora de Cinema da Escola de Belas Artes da UFMG.

O cinematório café é produzido e apresentado por Renato Silveira e Kel Gomes. A cada episódio, nós propomos um debate em torno de filmes recém-lançados e temas relacionados ao cinema, sempre em um clima de descontração e buscando refletir sobre imagens presentes no nosso dia a dia.

Quer mandar um e-mail? Escreva seu recado e envie para contato@cinematorio.com.br. A sua mensagem pode ser lida no podcast!

Cineclube Cinematório

O Cineclube Cinematório está no Padrim e no PicPay. O seu apoio é fundamental!

Hyperlinks deste episódio:

No El País Brasil, Regina King fala sobre “Uma Noite em Miami…”, relembra o início da carreira em “Os Donos da Rua”, de John Singleton, e como o diretor foi uma grande inspiração para ela: “Vivi a bênção daqueles trabalhos e de uma amizade de duas décadas com o John, algo muito raro. Permitiu-me aprender com suas preparações prévias a uma filmagem, em que ele mergulhava e como queria se expressar. Na época eu não tinha consciência de que viria a dirigir, mas o universo sempre tem um plano”.

— Podcast The Director’s Cut: Paul Greengrass conversa com John Madden sobre “Relatos do Mundo”; Regina King conversa com Barry Jenkins sobre “Uma Noite em Miami…”

— Videoclipe da canção de “Uma Noite em Miami…” indicada ao Oscar, “Speak Now”:

 

— Trilha sonora indicada ao Oscar de “Relatos do Mundo”:

 

— Trailers:

 


Apoio:

Pão & Companhia

MUBI

cinematório é parceiro do MUBI, um serviço de streaming de filmes que exibe preciosidades cinematográficas realizadas no mundo todo, escolhidas a dedo por uma equipe de curadores. Faça um teste por 30 dias grátis: basta se cadastrar neste link.