Em Foco: Trilogia do Antes, de Richard Linklater

Clique para reproduzir em uma nova janela | Download

Assine o nosso feed de podcasts: RSS | Apple | Google

Spotify | Deezer | Castbox | TuneIn| Stitcher | Player FM | YouTube



No episódio #28, o podcast Em Foco analisa a Trilogia do Antes, formada pelos filmes “Antes do Amanhecer” (Before Sunrise, 1995), “Antes do Pôr do Sol” (Before Sunset, 2004) e “Antes da Meia-Noite” (Before Midnight, 2013), todos dirigidos por Richard Linklater e estrelados por Julie Delpy e Ethan Hawke.

Adorada por cinéfilos e aclamada pela crítica, a Trilogia do Antes acompanha Celine (Delpy) e Jesse (Hawke) desde o dia em que se conhecem a bordo de um trem na Europa e sentem uma conexão imediata um com o outro. Eles decidem descer em Viena para passar mais algumas horas juntos, antes que Jesse volte para os Estados Unidos e Celine para a França. Durante o passeio pela capital austríaca, eles conversam sobre arte, política, relacionamentos, família… E se apaixonam, mesmo sabendo que aquele pode ser o seu único e último encontro. Nove anos separam o primeiro do segundo filme, quando descobrimos o que aconteceu com o casal após a despedida em Viena. E mais nove anos se passam até o terceiro filme, quando novamente reencontramos Celine e Jesse, agora mais maduros e em outro estágio do relacionamento.

Além da análise do filme em si, o programa também traz o perfil de Richard Linklater e informações sobre um possível quarto filme.

Participam do podcast sobre a Trilogia do Antes: Renato Silveira, Kel Gomes e Ana Lúcia Andrade, professora de Cinema da Escola de Belas Artes da UFMG.

Confira abaixo a minutagem dos quadros do podcast da Trilogia do Antes:

00:00:00 – Introdução

00:06:14 – Grande Angular: ficha técnica, prêmios e informações gerais sobre os filmes

00:15:51 – Close-up: perfil do diretor Richard Linklater e comentários sobre sua filmografia

00:24:26 – Ponto de Vista: análise e comentários sobre os filmes

01:46:44 – Zoom: cenas favoritas

02:02:20 – Fora de Quadro: o futuro de Celine e Jesse – veremos um quarto filme?

No Em Foco, você ouve debates e análises de filmes, sejam eles clássicos, grandes sucessos de bilheteria e de crítica, produções que marcaram época ou que foram redescobertas com o passar dos anos, não importa o país de origem. Além disso, você revisita conosco a filmografia de cineastas que deixaram sua assinatura na história do cinema.

Quer mandar um e-mail? Escreva seu recado e envie para contato@cinematorio.com.br

Cineclube Cinematório

O Cineclube Cinematório está no Padrim e no PicPay. O seu apoio é fundamental!

Fora de Quadro

— Curta feito por fã que recria a cena da cabine musical em uma chamada de vídeo:

 

— Julie Delpy e Ethan Hawke pedem para os espectadores fazerem silêncio no cinema (vídeo da Alamo Drafthouse, tradicional sala de Austin, no Texas):

 

Textos, imagens e outros materiais relacionados

— Vídeos-ensaios sobre a trilogia:

 

— Making of de “Antes do Amanhecer”:

 

— Ethan Hawke e Julie Delpy respondem perguntas dos fãs da trilogia:

 

— Perguntas e respostas com Ethan Hawke e Julie Delpy:

 

— Trailers:

 

— Algumas cenas dos filmes:

 


Apoio:

MUBI

O cinematório é parceiro do MUBI, um serviço de streaming de filmes que exibe preciosidades cinematográficas realizadas no mundo todo, escolhidas a dedo por uma equipe de curadores. Faça um teste por 30 dias grátis: basta se cadastrar neste link.