Festival Audiovisual de Cultura exibe obras autorais de múltiplas linguagens

Até 11 de dezembro acontece o Festival Audiovisual de Cultura – FAC 2021, um evento totalmente online que reúne um acervo original de 40 obras desenvolvidas por artistas mineiros.

Ao todo, foram selecionadas 40 obras audiovisuais com duração de até 5 minutos nas categorias Música, Audiovisual, Artes do Corpo e Híbridas (que transita em mais de uma linguagem). Os trabalhos escolhidos pela curadoria compõem um acervo digital que está disponível gratuitamente para o público, em plataforma exclusiva.

Idealizado por André Hallak e Carina Bismarck, o FAC quer trazer uma nova perspectiva para os festivais multiartísticos, dando ênfase ao acervo, à catalogação e à preservação das obras em formato audiovisual. O foco é a divulgação e a salvaguarda do patrimônio cultural digital que será reunido a cada edição.



Hallak afirma que o FAC propõe a “dar visibilidade aos artistas do nosso tempo, além de reunir acervo de obras originais e autorais. Um olhar atento, porém fluido, sobre o que vem sendo produzido nas artes em Minas Gerais.”

Cidades como Viçosa, Cataguases, Juiz de Fora, São João Del Rei, Governador Valadares, Contagem, além da capital Belo Horizonte e muitas outras tiveram obras selecionadas pelo time curatorial formado pela roteirista Mônica Cerqueira, o multi-instrumentista Paulo Santos (Uakti), o diretor de teatro Marcelo Castro, o premiado videoartista Eder Santos e o pesquisador, dramaturgo e crítico cultural Daniel Toledo.

Hallak destaca que há obras que trazem questões ligadas a temas caros à população do estado, mas por meio de abordagens questionadoras. Um tema como a mineração, por exemplo, é discutida de forma artística e ao mesmo tempo política.

Ouça a entrevista completa com André Hallak:

Além da lista de obras selecionadas que poderão ser vistas pelo público no site oficial do evento, a programação do FAC é composta por cinco lives com os idealizadores e artistas e três oficinas online realizadas pelos curadores do festival. Reforçando: o FAC – Festival Audiovisual de Cultura acontece até 11 de dezembro.

Conteúdo produzido em parceria com o Cinefonia.