"The Beatles: Get Back" (2021), de Peter Jackson - Divulgação
"The Beatles: Get Back" (2021), de Peter Jackson - Divulgação

cinematório café: “The Beatles: Get Back”

Nesta edição, o podcast cinematório café analisa a minissérie documental “The Beatles: Get Back” (2021), dirigida por Peter Jackson, que mostra os bastidores da gravação do disco “Let It Be” e da última apresentação ao vivo dos Beatles: o inesquecível show no topo do prédio da Apple Corps, em Londres, em janeiro de 1969.

Escute o Cinematório na Orelo e apoie o nosso podcast!

Clique para reproduzir em uma nova janela | Download
Assine o nosso feed de podcasts: RSS | Apple | Google
Castbox | Spotify | Deezer | TuneIn | Stitcher | Player FM

Disponível na plataforma Disney+ e dividida em três partes que totalizam quase 8 horas de duração, “The Beatles: Get Back” é um prato cheio para os fãs da banda. Criada inteiramente a partir de filmagens restauradas até então inéditas ao grande público, a produção proporciona um olhar íntimo sobre o processo criativo e o relacionamento entre John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr em um momento crucial de suas carreiras.

Dirigida pelo cineasta Peter Jackson (da trilogia “O Senhor dos Anéis”), “The Beatles: Get Back” foi compilada a partir de mais de 150 horas de áudio e quase 60 horas de filmagens — conduzidas ao longo de janeiro de 1969 pelo diretor Michael Lindsay-Hogg e editadas originalmente por ele no clássico documentário “Let It Be” (1970).

No podcast, nós analisamos como Jackson mudou a perspectiva que se tinha até então sobre aquele período, quando os Beatles estavam próximos de acabar com a banda. Também comentamos a estrutura narrativa do roteiro e o uso da metalinguagem, e destacamos os momentos mais marcantes que mostram os músicos criando alguns de seus maiores sucessos, incluindo “Get Back”, “Let It Be”, “I’ve Got a Feeling” e “The Long and Winding Road”.

Quem se senta à mesa conosco para falar sobre “The Beatles: Get Back” são Paulo Henrique Fontenelle, diretor dos documentários “Loki – Arnaldo Baptista”, “Cássia” e “Dossiê Jango”, e Ana Lúcia Andrade, professora de Cinema da Escola de Belas Artes da UFMG.

cinematório café é produzido e apresentado por Renato Silveira e Kel Gomes. A cada episódio, nós propomos um debate em torno de filmes recém-lançados e temas relacionados ao cinema, sempre em um clima de descontração e buscando refletir sobre imagens presentes no nosso dia a dia.

Quer mandar um e-mail? Escreva seu recado e envie para contato@cinematorio.com.br. A sua mensagem pode ser lida no podcast!

Cineclube Cinematório

O Cineclube Cinematório está no Padrim e no PicPay. O seu apoio é fundamental!

Hyperlinks deste episódio:

Podcast Cinema em Cena: Os Beatles no Cinema

Podcast Cinematório Café: “Yesterday” e um mundo sem os Beatles

— E depois do “Get Back”? O que aconteceu? Vídeo de Gilvan Moura, do canal “The Beatles School”:

 

— Entrevista com Peter Jackson:

 

— Trechos de “The Beatles: Get Back”:

 

— Especial oficial da banda sobre a minissérie:

 

— Os Beatles no cinema: de “A Hard Day’s Night” a “Help!”:

 

— Os Beatles no cinema: de “Magical Mystery Tour” a “Get Back”:

 


Apoio:

Pão & Companhia

MUBI

cinematório é parceiro da MUBI, um serviço de streaming de filmes que exibe preciosidades cinematográficas realizadas no mundo todo, escolhidas a dedo por uma equipe de curadores. Faça um teste por 30 dias grátis: basta se cadastrar neste link.

%d blogueiros gostam disto: