Curta brasileiro “Manhã de Domingo” é premiado no Festival de Berlim

O curta-metragem brasileiro “Manhã de Domingo” foi premiado na 72ª edição do Festival de Berlim. O filme dirigido por Bruno Ribeiro ganhou o Urso de Prata, concedido pelo júri oficial. É o prêmio mais importante do evento para curtas-metragens.

“Manhã de Domingo” mostra uma jovem pianista negra prestes a se apresentar em seu primeiro grande recital. No entanto, um sonho com a mãe recém-falecida desestabiliza sua mente e seu coração, colocando a apresentação em risco.

Na cerimônia de premiação, ocorrida no último dia 16 de fevereiro, o diretor Bruno Ribeiro dedicou o troféu à sua mãe, que morreu durante a pandemia de Covid-19.



 

Na competição de longas-metragens, o Festival de Berlim premiou principalmente filmes dirigidos por mulheres. O Urso de Ouro ficou com a produção espanhola “Alcarràs”, dirigida por Carla Simón. O filme narra a história de uma família que vive em uma comunidade rural da Catalunha.

Já o Prêmio do Júri, uma espécie de segundo lugar, ficou com o drama policial “Robe of Gems” (“Manto de Joias”, em tradução livre), da diretora mexicano-boliviana Natalia López Gallardo. Na trama, uma mulher no meio de um processo de divórcio se muda para uma antiga mansão que pertenceu a sua família. Lá, ela se vê envolvida na investigação sobre o desaparecimento da irmã de uma colega de trabalho.

Para completar a trinca feminina, a veterana cineasta francesa Claire Denis (“Bom Trabalho”, “High Life”) ganhou o prêmio de Melhor Direção pelo romance “Avec Amour et Acharnement” (“Com Amor e Determinação”, em tradução livre), que traz Juliette Binoche, Vincent Lindon e Grégoire Colin em um triângulo amoroso.

Os filmes premiados no Festival de Berlim (veja lista completa) ainda não têm datas de estreia definidas no Brasil, mas a previsão é que cheguem aos cinemas do país no segundo semestre do ano.