cinematório café: As memórias cinematográficas de “Licorice Pizza” e “Belfast”

Nesta edição, o podcast cinematório café analisa os filmes “Licorice Pizza” (2021), de Paul Thomas Anderson, e “Belfast” (2021), de Kenneth Branagh. Ambos foram indicados ao Oscar 2022 e narram histórias fortemente ligadas às memórias da juventude de seus diretores.

Escute o Cinematório na Orelo e apoie o nosso podcast!

Clique para reproduzir em uma nova janela | Download
Assine o nosso feed de podcasts: RSS | Apple | Google
Castbox | Spotify | Deezer | TuneIn | Stitcher | Player FM



“Licorice Pizza” foi indicado a três estatuetas no Oscar: Melhor Filme, Direção e Roteiro Original. O longa acompanha o florescer de um romance entre dois jovens, na Califórnia dos anos 70: Gary, um rapaz que vive de empreendimentos aleatórios enquanto tenta realizar o sonho de ser ator, e Alana, uma moça dez anos mais velha que ainda tenta encontrar seu caminho na vida adulta. Eles são interpretados pelos estreantes Cooper Hoffman (filho do saudoso ator Philip Seymour Hoffman) e Alana Haim (cantora e compositora do trio Haim). O elenco ainda traz Bradley Cooper, Sean Penn, Tom Waits e Maya Rudolph.

Já “Belfast” concorre a sete estatuetas: Melhor Filme, Direção, Roteiro Original, Ator Coadjuvante (Ciarán Hinds), Atriz Coadjuvante (Judi Dench), Som e Canção Original (“Down to Joy”, de Van Morrison). O drama se passa na capital irlandesa, em 1969, quando o conflito entre católicos e protestantes obriga o pai de uma família a tomar decisões que irão impactar a infância de Buddy (o estreante Jude Hill). A convulsão social e as mudanças culturais da época são testemunhadas pelo olhar do garoto. O elenco também conta com Jamie Dornan e Caitriona Balfe.

Sentam-se à mesa conosco neste podcast:  Ana Lúcia Andrade, professora de Cinema da Escola de Belas Artes da UFMG, e Renné França, professor e crítico de cinema, diretor do filme “Terra e Luz”.

cinematório café é produzido e apresentado por Renato Silveira e Kel Gomes. A cada episódio, nós propomos um debate em torno de filmes recém-lançados e temas relacionados ao cinema, sempre em um clima de descontração e buscando refletir sobre imagens presentes no nosso dia a dia.

Quer mandar um e-mail? Escreva seu recado e envie para contato@cinematorio.com.br. A sua mensagem pode ser lida no podcast!

Cineclube Cinematório

O Cineclube Cinematório está no Padrim e no PicPay. O seu apoio é fundamental!

Hyperlinks deste episódio:

Lista completa de indicações ao Oscar 2022

Curiosidades do Oscar 2022

— Entrevista sobre “Licorice Pizza” com Paul Thomas Anderson, Cooper Hoffman e Alana Haim:

 

— Kenneth Branagh e o elenco de “Belfast” comentam uma cena do filme:

 

— Bastidores de “Belfast”:

 

— Trailers:

 


Apoio:

Pão & Companhia

MUBI

cinematório é parceiro da MUBI, um serviço de streaming de filmes que exibe preciosidades cinematográficas realizadas no mundo todo, escolhidas a dedo por uma equipe de curadores. Faça um teste por 30 dias grátis: basta se cadastrar neste link.