"Doutor Estranho no Multiverso da Loucura" (Doctor Strange in the Multiverse of Madness, 2022), de Sam Raimi - Foto: Marvel Studios/Divulgação
Foto: Marvel Studios/Divulgação

cinematório café: O estranho fenômeno do multiverso

Nesta edição, o podcast cinematório café discute o fenômeno do multiverso. O sucesso do filme “Doutor Estranho no Multiverso da Loucura” é o exemplo mais evidente de como o conceito está sendo aproveitado pela indústria cultural. Mas outros filmes e séries também embarcam na tentadora ideia de explorar realidades paralelas construídas a partir das escolhas que nós fazemos em nossas vidas. Será esta a próxima tendência de Hollywood?

Escute o Cinematório na Orelo e apoie o nosso podcast!

Clique para reproduzir em uma nova janela | Download
Assine o nosso feed de podcasts: RSS | Apple | Google
Castbox | Spotify | Deezer | TuneIn | Stitcher | Player FM



Este podcast está dividido em duas partes. Na primeira, exploramos a origem do conceito de multiverso e o momento em que os quadrinhos (da DC Comics e da Marvel) começaram a explorá-lo. Também relembramos filmes e séries que utilizam o conceito de multiverso em suas narrativas e discutimos o que está por trás do interesse de Hollywood por essas histórias.

Na segunda parte, nós conversamos especificamente sobre “Doutor Estranho no Multiverso da Loucura” (Doctor Strange in the Multiverse of Madness, 2022) — com spoilers. O que deu certo e o que deu errado no filme da Marvel que marca o retorno de Sam Raimi (diretor de “Uma Noite Alucinante” e da trilogia original do Homem-Aranha) ao universo dos super-heróis? O uso dos elementos de horror foi uma boa saída? Transformar a Feiticeira Escarlate em antagonista funcionou? O roteirista Michael Waldron abusou do fan service?

Sentam-se à mesa conosco neste podcast: Renné França, professor, crítico de cinema e diretor do filme “Terra e Luz”, Larissa Vasconcelos, jornalista e redatora do cinematório, e Karina Amélia, jornalista e uma das criadoras das Shoshannas.

cinematório café é produzido e apresentado por Renato Silveira e Kel Gomes. A cada episódio, nós propomos um debate em torno de filmes recém-lançados e temas relacionados ao cinema, sempre em um clima de descontração e buscando refletir sobre imagens presentes no nosso dia a dia.

Quer mandar um e-mail? Escreva seu recado e envie para contato@cinematorio.com.br. A sua mensagem pode ser lida no podcast!

Cineclube Cinematório

Faça parte do Cineclube Cinematório. O seu apoio é fundamental!

Hyperlinks deste episódio:

Podcast Cinema e Ciência: A física quântica na sétima arte

— Artigo no IndieWire: Beyond ‘Doctor Strange’: Why Multiverse Movies Are Everywhere

— Artigo na BBC Culture: Doctor Strange and the historical roots of the multiverse

— Artigo na National Geographic: O que é o multiverso – e há alguma evidência de sua existência?

Entrevista do roteirista Michael Waldron para o Hollywood Reporter

— Conheça “MultiVersus”, um game da Warner que possibilita a interação entre personagens de várias franquias de propriedade do estúdio, dos super-heróis da DC Comics aos personagens animados da Hanna-Barbera:

 

— Trailer do filme “Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo”:

 

— Trailers de “Doutor Estranho no Multiverso da Loucura”:

 

 


Apoio:

Pão & Companhia

MUBI

cinematório é parceiro da MUBI, um serviço de streaming de filmes que exibe preciosidades cinematográficas realizadas no mundo todo, escolhidas a dedo por uma equipe de curadores. Faça um teste por 30 dias grátis: basta se cadastrar neste link.

%d blogueiros gostam disto: