50º Festival de Gramado vai homenagear Araci Esteves e Joel Zito Araújo

A organização do Festival de Cinema de Gramado anunciou os nomes dos primeiros homenageados da 50ª edição do evento: a atriz gaúcha Araci Esteves e o diretor Joel Zito Araújo. Com sólida carreira no teatro, cinema e televisão, Araci Esteves vai receber o Troféu Cidade de Gramado. Por sua vez, Joel Zito Araújo vai receber o Troféu Eduardo Abelin, honraria entregue a diretores, cineastas e entidades do cinema brasileiro.

Emblemática personalidade da história do audiovisual gaúcho, Araci Esteves tem como primeiro trabalho no cinema o filme “Um é Pouco, Dois é Bom”, do diretor Odilon Lopez, lançado em 1970. Ela tem mais de duas dezenas de trabalhos nas telas e, em 2022, completam-se 25 anos de seu mais simbólico papel, a andarilha Anahy, no longa “Anahy de las Misiones”, dirigido por Sérgio Silva. Lançado em 1997, o filme é considerado um marco para o cinema gaúcho e brasileiro.

Outros longas na carreira da atriz incluem “Oriundi”, “Netto Perde Sua Alma”, “Diário de um Novo Mundo” e “Valsa Para Bruno Stein”. O último filme de Araci Esteves exibido no Festival de Gramado foi “O Avental Rosa”, dirigido por Jayme Monjardim, em 2018.



Joel Zito, premiado cineasta e pesquisador, conhecido por tematizar o negro na sociedade brasileira, finalizou seu primeiro longa em 1999, o documentário “O Efêmero Estado União de Jeová”, sobre uma revolta camponesa liderada por negros no norte do Espírito Santo. Em 2004, o cineasta estreou seu primeiro longa-metragem de ficção, “Filhas do Vento”, que se tornou um dos maiores vencedores do Festival de Gramado, recebendo oito troféus Kikitos, além de ter conquistado o prêmio de Melhor Filme do Júri Popular na Mostra de Cinema de Tiradentes.  Sua obra também inclui o livro e filme “A Negação do Brasil”, ganhador do É Tudo Verdade em 2001.

Seu mais novo longa ficcional, a comédia “O Pai da Rita”, baseado em uma música de Chico Buarque, está em cartaz nos cinemas. Joel Zito também lançou em maio deste ano a série “PCC – Poder Secreto”, que logo se tornou uma das mais assistidas nas plataformas de streaming do Brasil e da América Latina.

As homenagens a Joel Zito Araújo e Araci Esteves serão entregues durante o 50º Festival de Cinema de Gramado, previsto para acontecer entre os dias 12 e 20 de agosto.