Camila de Moraes - Foto: Raphael Muller/UOL

Oficina Cinema Negro em Ação acontece online e recebe inscrições

Duas turmas da oficina “Cinema Negro em Ação” estão com inscrições abertas. O projeto de capacitação profissional visa identificar os profissionais negros brasileiros que atuaram e atuam no audiovisual, passando por diversas áreas da cadeia cinematográfica. O curso também pretende incentivar a formação de mais pessoas negras nesse setor.

Os encontros vão ocorrer virtualmente, por meio da plataforma Zoom, entre os dias 1º e 12 de agosto para a primeira turma, e entre os dias 1º e 15 de setembro para a segunda turma. O programa inclui um histórico do cinema negro brasileiro e aborda temas como o alto número de curtas e o baixo número de longas produzidos por pessoas negras no Brasil. As aulas também tratam da participação de profissionais negros em festivais, séries de TV, videoclipes e no mercado audiovisual.

A oficina será ministrada pela cineasta e jornalista gaúcha Camila de Moraes. Ela é diretora do aclamado documentário “O Caso do Homem Errado” (2017), que aborda a questão do genocídio da juventude negra no Brasil. Camila se tornou a segunda mulher negra a entrar em circuito comercial no país com um longa-metragem. Ela também assina a direção dos curtas-metragens “Mãe Solo” (2021) e “A Escrita do Seu Corpo” (2016).



Para fazer a inscrição gratuita na oficina “Cinema Negro em Ação”, basta preencher o formulário referente a turma escolhida, disponível na página do Facebook do Instituto Estadual de Cinema do Rio Grande do Sul: link turma 1 e link turma 2.