"Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo" (Everything Everywhere All at Once, 2022), de Daniel Kwan e Daniel Scheinert - Foto: A24/Divulgação
Foto: A24/Divulgação

cinematório café: Entre risos e lágrimas no multiverso de “Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo”

Nesta edição, o podcast cinematório café discute o filme “Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo” (Everything Everywhere All at Once, 2022), de Daniel Kwan e Daniel Scheinert, mais conhecidos como os Daniels. Um dos destaques do cinema em 2022, o longa estrelado por Michelle Yeoh, Stephanie Hsu, Ke Huy Quan, James Hong e Jamie Lee Curtis esbanja criatividade e humor nonsense em uma aventura que mistura ficção científica, ação e existencialismo no multiverso.

Escute o Cinematório na Orelo e apoie o nosso podcast!

Clique para reproduzir em uma nova janela | Download
Assine o nosso feed de podcasts: RSS | Apple | Google
Castbox | Spotify | Deezer | TuneIn | Stitcher | Player FM



Em “Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo”, Evelyn Wang, uma imigrante chinesa dona de uma lavanderia, recebe a missão de salvar o multiverso da destruição explorando realidades alternativas que revelam as vidas que ela poderia ter levado. Ao mesmo tempo, ela ainda precisa lidar com a crise no casamento, resolver um conflito com a filha e preparar a festa de aniversário do pai.

No programa, nós analisamos os prós e os contras do estilo maximalista adotado pelos diretores, bem como da comédia absurda (e por vezes grotesca) que permeia o filme. Também falamos sobre o uso criativo da montagem, da fotografia e dos efeitos especiais, as múltiplas referências cinematográficas, a representação do TDAH na jornada da protagonista e as diferentes camadas de interpretação que o longa pode levantar.

Sentam-se à mesa conosco neste podcast: Ana Lúcia Andrade, professora de Cinema da Escola de Belas Artes da UFMG, Renné França, professor, crítico de cinema e diretor do filme “Terra e Luz”, e Larissa Vasconcelos, jornalista e redatora do cinematório.

cinematório café é produzido e apresentado por Renato Silveira e Kel Gomes. A cada episódio, nós propomos um debate em torno de filmes recém-lançados e temas relacionados ao cinema, sempre em um clima de descontração e buscando refletir sobre imagens presentes no nosso dia a dia.

Quer mandar um e-mail? Escreva seu recado e envie para contato@cinematorio.com.br. A sua mensagem pode ser lida no podcast!

Cineclube Cinematório

Faça parte do Cineclube Cinematório. O seu apoio é fundamental!

Hyperlinks deste episódio:

Podcast Cinematório Café: O estranho fenômeno do multiverso

Podcast Cinema e Ciência: A física quântica na sétima arte

“Possibilia”, o curta interativo de 2014, dirigido pelos Daniels, que também trabalha com a ideia de multiverso

Entrevista dos Daniels para Edgar Wright na revista Sight & Sound sobre o “Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo”, cinema maximalista, síndrome do impostor, TDAH e outros assuntos

— Michelle Yeoh e os Daniels comentam uma cena do filme:

 

— Os Daniels contam como os efeitos especiais do filme foram criados com uma equipe reduzida:

 

— Como as cenas de luta foram filmadas:

 

— Vídeo sobre os bastidores:

 

— Trilha sonora da banda Son Lux:

 

— Trailer do filme:

 

 


Apoio:

Pão & Companhia

MUBI

cinematório é parceiro da MUBI, um serviço de streaming de filmes que exibe preciosidades cinematográficas realizadas no mundo todo, escolhidas a dedo por uma equipe de curadores. Faça um teste por 30 dias grátis: basta se cadastrar neste link.