Foto: Netun Lima/Universo Produção
Foto: Netun Lima/Universo Produção

16ª CineBH volta ao formato presencial e acontece em diversos espaços da cidade

Após duas edições online, a 16ª CineBH — Mostra Internacional de Cinema de Belo Horizonte volta ao formato presencial com o objetivo de valorizar diferentes espaços culturais da cidade. Serão exibidos mais de 80 filmes nacionais e internacionais, em pré-estreias e mostras temáticas. A programação é gratuita e também inclui debates, rodas de conversa, oficinas, encontros de negócios, entre outras atividades.

Ao longo de seis dias, o evento ocupará um total de 10 locais, incluindo as três tradicionais salas de cinema da capital mineira que ainda estão em atividade: o Cine Belas Artes, o Cine Humberto Mauro e o Cine Santa Tereza. Também haverá programação no Cine Theatro Brasil, no Cine Sesc Palladium, no Centro Cultural Minas Tênis Clube e no Teatro Sesiminas, além da Casa da Mostra, do Espaço Cultural Filme de Rua e da Praça da Liberdade, que terá sessões de cinema ao ar livre pela primeira vez na CineBH.

De acordo com a coordenadora geral da 16ª CineBH, Raquel Hallak, a partir deste ano, a mostra centra o foco no cinema latino-americano, para criar pontes com os países vizinhos e ampliar as oportunidades de negócios para o cinema brasileiro. A nova proposta poderá ser sentida tanto na programação de filmes quanto na 13ª edição do Brasil CineMundi, evento de mercado que possibilita a realizadores brasileiros fechar acordos de coprodução internacional para seus projetos.



Além das atividades presenciais, a mostra também disponibilizará uma programação especial online, com exibição de filmes e debates. Para acompanhar, o público deverá acessar o site cinebh.com.br. A 16ª CineBH acontecerá de 20 a 25 de setembro.