Carvão (2022), de Carolina Markowicz - Foto: Pandora Filmes/Divulgação
Carvão (2022), de Carolina Markowicz - Foto: Pandora Filmes/Divulgação

Com Maeve Jinkings, longa “Carvão” terá estreia mundial no Festival de Toronto

A premiada diretora paulista Carolina Markowicz vai exibir seu primeiro longa na principal mostra do Festival Internacional de Cinema Toronto, no Canadá, que acontece entre 8 e 18 de setembro. O filme se chama “Carvão” e terá sua pré-estreia mundial no evento, considerado pelos estúdios uma ótima vitrine de produções que são apostas para o Oscar. De lá, a produção segue para outro prestigiado festival: o de San Sebastián, na Espanha, programado para 16 a 24 de setembro.

“Carvão” é protagonizado pela atriz Maeve Jinkings, de filmes como “O Som ao Redor” e “Boi Neon”. Ela interpreta Irene, uma mulher que trabalha com o marido em uma pequena carvoaria no quintal de casa, em uma cidade do interior. O casal tem um filho pequeno e cuida do pai de Irene, que está acamado. Certo dia, a família recebe uma proposta financeira interessante, mas também perigosa: hospedar um desconhecido em sua casa. Antes mesmo da chegada dele, no entanto, a vida de Irene e de seus familiares começa a se transformar – nem sempre para melhor.

Carvão (2022), de Carolina Markowicz - Foto: Pandora Filmes/Divulgação
Carvão (2022), de Carolina Markowicz – Foto: Pandora Filmes/Divulgação

De acordo com a diretora, o filme tenta entender como a violência, a religião e a hipocrisia tomaram conta de nossas vidas de uma forma que nem percebemos mais. Carolina Markowicz, que também assina o roteiro do longa, vem de uma carreira bem-sucedida com curtas-metragens selecionados para festivais como Cannes, Locarno, SXSW, além do próprio Festival de Toronto. Entre seus curtas estão “O Órfão”, de 2018, e “Namoro à Distância”, de 2017.



“Carvão” foi rodado em Joanópolis, interior de São Paulo, e também traz no elenco Rômulo Braga (“Currais”), Camila Márdila (“Que Horas Ela Volta?”), Aline Marta (“Casa de Antiguidades”) e o argentino César Bordón (“Relatos Selvagens”). O filme tem previsão de lançamento nos cinemas brasileiros para o primeiro trimestre de 2023, com distribuição da Pandora Filmes.