Ismail Xavier - Foto: Divulgação

Ismail Xavier lança curso online gratuito sobre cinema brasileiro

O curso “Cinema Brasileiro: O Clássico e o Moderno”, idealizado e ministrado pelo crítico e teórico Ismail Xavier, está disponível na plataforma de EAD do Sesc Digital. E o melhor de tudo: com acesso gratuito.

O curso é formado por seis videoaulas nas quais Ismail Xavier aborda a transição entre os estilos clássico e moderno do cinema brasileiro, na passagem entre os anos 1950 e 1960. Ele fala também sobre fundamentos da linguagem cinematográfica e utiliza como exemplo cenas de filmes emblemáticos que têm como tema o cangaço.

Os filmes são: “O Cangaceiro” (1953), de Lima Barreto, “Vidas Secas” (1963), de Nelson Pereira dos Santos; e “Deus e o Diabo na Terra do Sol” (1964), de Glauber Rocha. Os três estão ligados ao movimento do Cinema Novo, tema ao qual Ismail Xavier se dedicou a pesquisar durante sua carreira.



Os temas das aulas incluem “introdução aos estilos clássico e moderno”, “fotografia e estética no Cinema Novo”, “movimentos de câmera”, “construção narrativa no estilo clássico” e “montagem no estilo moderno”.

O curso inclui ainda glossário de termos técnicos e apostila. Imperdível, para iniciantes e iniciados. Para fazer o curso “Cinema Brasileiro: O Clássico e o Moderno”, basta acessar o site ead.sesc.digital e fazer a matrícula gratuita.