Caetano Veloso - Foto: Fernando Young/Divulgação
Foto: Fernando Young/Divulgação

Mostra de cinema celebra os 80 anos de Caetano Veloso

Até 30 de setembro, o Cine Santa Tereza, em Belo Horizonte, exibe a mostra “Eu sou o cinema: nas telas com Caetano”, que celebra os 80 anos do cantor e compositor Caetano Veloso. Serão exibidos 13 filmes dos quais o artista participa, seja como ator, produtor ou por ter realizado a trilha sonora.

Documentários que retratam a trajetória de Caetano na história da música popular brasileira também estão em cartaz. Entre eles, o musical “Doces Bárbaros”, que faz o registro da turnê de comemoração dos dez primeiros anos de carreira de Caetano, juntamente com os parceiros Gilberto Gil, Maria Bethânia e Gal Costa, em 1976.

A mostra exibe também o clássico “São Bernardo”, dirigido por Leon Hirszman, para o qual Caetano produziu a trilha musical. Outros títulos na programação que contam com canções compostas por Caetano são “O Bem Amado”, “Meu Tio Matou um Cara” e “Ó Paí Ó”.



O músico também está presente na tela dando depoimentos a documentários sobre artistas como Arnaldo Baptista, Cartola e Vinícius de Moraes. Outro destaque é o filme espanhol “Fale Com Ela”, dirigido por Pedro Almodóvar, no qual Caetano faz uma participação especial em uma cena, cantando a tradicional música mexicana “Cucurrucucú Paloma”.

A expressão que dá título à mostra, “eu sou o cinema”, é uma referência à letra da música “Cinema Novo” e reafirma a incontestável influência e o gosto de Caetano pela sétima arte. A entrada das sessões é gratuita. Os ingressos podem ser retirados na bilheteria do cinema ou no site Disk Ingressos. Confira a programação completa no site do Cine Santa Tereza.