"Não! Não Olhe!" (Nope, 2022), de Jordan Peele - Foto: Universal Pictures/Divulgação
Foto: Universal Pictures/Divulgação

cinematório café: O meta horror sci-fi de “Não! Não Olhe!”

Nesta edição, o podcast cinematório café analisa o filme “Não! Não Olhe!” (Nope, 2022), de Jordan Peele. O diretor e roteirista de “Corra!” e “Nós” volta a inserir comentário social em temas do cinema de horror, mas agora associado também à ficção científica, ao western e à própria indústria hollywoodiana.

Escute o Cinematório na Orelo e apoie o nosso podcast!

Clique para reproduzir em uma nova janela | Download
Assine o nosso feed de podcasts: RSS | Apple | Google
Castbox | Spotify | Deezer | TuneIn | Stitcher | Player FM



Estrelado por Daniel Kaluuya, Keke Palmer, Steven Yeun, Michael Wincott, Brandon Perea e Keith David, “Não! Não Olhe!” se passa em um rancho nos arredores de Hollywood, onde dois irmãos treinadores de cavalos são surpreendidos por eventos enigmáticos vindos do céu.

O debate deste episódio gira em torno da metalinguagem que Jordan Peele propõe ao tratar do apagamento e invisibilidade a que pessoas negras são sujeitadas na indústria hollywoodiana, e a maneira como o cineasta brinca com estruturas clássicas dos gêneros em que o filme se insere: o horror, a ficção científica, mas também o western.

Sentam-se à mesa conosco para discutir “Não! Não Olhe!”: Ana Lúcia Andrade, professora de Cinema da Escola de Belas Artes da UFMG, e Renné França, professor, crítico de cinema e diretor do filme “Terra e Luz”.

cinematório café é produzido e apresentado por Renato Silveira e Kel Gomes. A cada episódio, nós propomos um debate em torno de filmes recém-lançados e temas relacionados ao cinema, sempre em um clima de descontração e buscando refletir sobre imagens presentes no nosso dia a dia.

Quer mandar um e-mail? Escreva seu recado e envie para contato@cinematorio.com.br. A sua mensagem pode ser lida no podcast!

Cineclube Cinematório

Faça parte do Cineclube Cinematório. O seu apoio é fundamental!

Hyperlinks deste episódio:

“Os monstros que nos veem”: crítica de Lucas Oliveira sobre “Não! Não Olhe!”

Jordan Peele: autoralidade e subversão no horror

Podcast Cinematório Café sobre “Corra!”

Podcast Cinematório Café sobre “Nós”

— O uso das cores nos filmes de Jordan Peele:

 

— Os close-ups nos filmes de Jordan Peele:

 

— Trailers:

 


Apoio:

Pão & Companhia

MUBI

cinematório é parceiro da MUBI, um serviço de streaming de filmes que exibe preciosidades cinematográficas realizadas no mundo todo, escolhidas a dedo por uma equipe de curadores. Faça um teste por 30 dias grátis: basta se cadastrar neste link.

Stranger Things temporada 4