"Blonde" (2022), de Andrew Dominik - Foto: Netflix/Divulgação
Foto: Netflix/Divulgação

cinematório café: Marilyn e “Blonde”, da ode ao ódio

Nesta edição, o podcast cinematório café analisa o filme “Blonde” (2022), de Andrew Dominik, a controversa cinebiografia de Marilyn Monroe, baseada no livro de Joyce Carol Oates e estrelada por Ana de Armas. De super aguardado e cotado ao Oscar, o filme se tornou um dos mais odiados pelo público da Netflix. O que deu errado? E o que deu certo?

Escute o Cinematório na Orelo e apoie o nosso podcast!

Clique para reproduzir em uma nova janela | Download
Assine o nosso feed de podcasts: RSS | Apple | Google
Castbox | Spotify | Deezer | TuneIn | Stitcher | Player FM



O debate deste episódio gira em torno dos erros e acertos do diretor e roteirista Andrew Dominik (“O Assassinato de Jesse James”) ao adaptar para as telas o livro “Blonde”, da escritora norte-americana Joyce Carol Oates. Ao mesmo tempo em que Ana de Arma brilha no papel de Marilyn Monroe e o filme desfila um sem número de qualidades técnicas, Dominik vem sendo muito criticado pela forma como retrata a vida de Marilyn, concentrando quase que o tempo inteiro do filme no sofrimento de uma das maiores estrelas de Hollywood.

Sentam-se à mesa conosco para discutir “Blonde”: Juarez Guimarães Dias, professor do Departamento de Comunicação Social da Fafich-UFMG e um dos autores da peça “Marilyn Monroe.doc”, Ana Lúcia Andrade, professora de Cinema da Escola de Belas Artes da UFMG, e Larissa Vasconcelos, jornalista e redatora do cinematório.

cinematório café é produzido e apresentado por Renato Silveira e Kel Gomes. A cada episódio, nós propomos um debate em torno de filmes recém-lançados e temas relacionados ao cinema, sempre em um clima de descontração e buscando refletir sobre imagens presentes no nosso dia a dia.

Quer mandar um e-mail? Escreva seu recado e envie para contato@cinematorio.com.br. A sua mensagem pode ser lida no podcast!

Cineclube Cinematório

Faça parte do Cineclube Cinematório. O seu apoio é fundamental!

Hyperlinks deste episódio:

Entrevista com Thaís Coimbra, atriz e produtora da peça “Marilyn Monroe.doc”

— Mais sobre “Marilyn Monroe.doc”:

 

— Vídeo do canal Sociocrônica que aborda detalhes sobre “Os Desajustados” (1961), filme dirigido por John Huston e com roteiro de Arthur Miller (na época, casado com Marilyn), mostrando como a produção, que a princípio seria um trabalho de renovação para a atriz, acabou se tornando outro golpe de um sistema machista que levou à sua derrocada:

 

— Trailer do filme “Blonde”:

 


Apoio:

Pão & Companhia

MUBI

cinematório é parceiro da MUBI, um serviço de streaming de filmes que exibe preciosidades cinematográficas realizadas no mundo todo, escolhidas a dedo por uma equipe de curadores. Faça um teste por 30 dias grátis: basta se cadastrar neste link.

Filme Blonde