26ª Mostra de Tiradentes: confira a programação completa

Saiu a programação completa da 26ª Mostra de Cinema de Tiradentes, que acontece de 20 a 28 de janeiro de 2023, abrindo o calendário audiovisual brasileiro. Com a temática Cinema Mutirão, o evento gratuito  exibirá 134 filmes (38 longas, 3 médias e 93 curtas-metragens) de 19 estados, em 57 sessões de pré-estreias e mostras temáticas. Além de, numa iniciativa inédita, promover o 1º Fórum de Tiradentes – Encontros pelo Audiovisual Brasileiro que contará com a presença de Cármen Lúcia, ministra do Supremo Tribunal Federal, e de Alex Braga, presidente da Ancine, entre outros.

A abertura será no dia 20 de janeiro,  a partir das 20h30,  com homenagem aos cineasta mineiros radicados na Bahia Ary Rosa e Glenda Nicácio, e exibição, em pré-estreia, de “Mugunzá”, novo filme da dupla de realizadores. Na Mostra  Aurora ­– seção do evento dedicada a filmes independentes feitos por realizadores com até três longas-metragens no currículo, os filmes são: “A Vida são Dois Dias” (RJ/CE), de Leonardo Mouramateus; “As Linhas da Minha Mão” (MG), de João Dumans; “Cervejas no Escuro” (PB), de Tiago A. Neves; “Peixe Abissal” (RJ), de Rafael Saar; “Solange” (PR), de Nathalia Tereza e Tomás von der Osten; “Vermelho Bruto” (DF), de Amanda Devulsky; e “Xamã Punk” (RJ), de João Maia Peixoto. Todos eles vão ser avaliados pelo Júri Oficial e concorrem ao Troféu Barroco e a prêmios de parceiros da Mostra.

Nomeada em tributo ao cineasta Carlos Reichenbach (1945-2012),  a Mostra Olhos Livres traz “A Alegria é a Prova dos Nove”, de Helena Ignez (SP); “O Canto das Amapolas”, de Paula Gaitán (SP); “Cambaúba”, de Cris Ventura (GO), “Alegorias”, de Leonel Costa (SP); “O Cangaceiro da Moviola”, de Luís Rocha Melo (MG/RJ); e “Terruá Pará”, de Jorane Castro (PA). Já na plataforma mostratiradentes.com.br, o público poderá assistir a 40 filmes da programação e acompanhar os debates gratuitos, de qualquer lugar do mundo.



Com coordenação curatorial de Francis Vogner dos Reis, os filmes da 26ª Mostra Tiradentes estão distribuídos nas seguintes mostras: Aurora, Olhos Livres, Temática, Homenagem, Autorias, Foco, Panorama, Foco Minas, Praça, Formação, Debate, Jovem, Regional e Mostrinha. Para ampliar a experiência, vários títulos ou conjunto de títulos contarão com debates nos Encontros com os Filmes, no Cine-Teatro, tendo a presença de diretores, equipes de produção e críticos convidados, além de rodas de conversa nas sessões no Cine-Praça.