"Avatar: O Caminho da Água" (Avatar: The Way of Water, 2022), de James Cameron - Divulgação
Divulgação

cinematório café: Mergulhando com os clichês em “Avatar: O Caminho da Água”

Nesta edição, o podcast cinematório café analisa o filme “Avatar: O Caminho da Água” (Avatar: The Way of Water), continuação do mega sucesso de bilheteria dirigido por James Cameron em 2009. Treze anos depois, o cineasta finalmente retorna ao mundo de Pandora, agora para explorar o fundo do mar. O longa foi indicado a quatro estatuetas no Oscar 2023: Melhor Filme, Melhores Efeitos Visuais, Melhor Direção de Arte e Melhor Som.

Escute o Cinematório na Orelo e apoie o nosso podcast!

Clique para reproduzir em uma nova janela | Download
Assine o nosso feed de podcasts: RSS | Apple | Google
Castbox | Spotify | Deezer | TuneIn | Stitcher | Player FM



Em “Avatar: O Caminho da Água”, Jake (Sam Worthington) e Neytiri (Zoe Saldana) constituíram família e vivem em comunidade na floresta de Pandora, até que um clone de Quaritch (Stephen Lang) aparece em busca de vingança. Os Na’vi se refugiam em um povoado litorâneo e precisam se adaptar aos costumes dos aliados para reunir forças e enfrentar a nova ameaça ao seu planeta.

Também estrelado por Sigourney Weaver, Kate Winslet, Cliff Curtis, Edie Falco, CCH Pounder, Joel David Moore e Jack Champion, “Avatar: O Caminho da Água” chama a atenção novamente pelos esplendorosos efeitos visuais e por recorrer a clichês e convenções de gênero no roteiro. No podcast, nós debatemos os prós e os contras das escolhas de Cameron nesse sentido e também se o uso da tecnologia HFR (High Frame Rate, com velocidade de 48 quadros por segundo) é eficaz.

Sentam-se à mesa conosco para discutir “Avatar: O Caminho da Água”: Ana Lúcia Andrade, professora de Cinema da Escola de Belas Artes da UFMG; Renné França, professor, crítico de cinema e diretor do filme “Terra e Luz”; e Larissa Vasconcelos, jornalista e redatora do cinematório.

O cinematório café é produzido e apresentado por Renato Silveira e Kel Gomes. A cada episódio, nós propomos um debate em torno de filmes recém-lançados e temas relacionados ao cinema, sempre em um clima de descontração e buscando refletir sobre imagens presentes no nosso dia a dia.

Quer mandar um e-mail? Escreva seu recado e envie para contato@cinematorio.com.br. A sua mensagem pode ser lida no podcast!

Cineclube Cinematório

Faça parte do Cineclube Cinematório. O seu apoio é fundamental!

Hyperlinks deste episódio:

— A evolução da técnica de captura de performance nos filmes da franquia:

 

— Artistas de efeitos visuais reagem aos efeitos de “Avatar: O Caminho da Água”:

 

— Conversa entre James Cameron e os diretores de arte do filme:

 

— Conversa entre James Cameron e Denis Villeneuve sobre os efeitos visuais pioneiros de “Avatar” e “Duna”:

 

— Trailer:

 


Apoio:

Pão & Companhia

MUBI

cinematório é parceiro da MUBI, um serviço de streaming de filmes que exibe preciosidades cinematográficas realizadas no mundo todo, escolhidas a dedo por uma equipe de curadores. Faça um teste por 30 dias grátis: basta se cadastrar neste link.