"Argentina, 1985" (2022), de Santiago Mitre - Divulgação
"Argentina, 1985" (2022), de Santiago Mitre - Divulgação

Prêmios Platino 2023: “Argentina, 1985” é o grande vencedor da 10ª edição

O filme “Argentina, 1985” e a série colombiana-chilena “Noticia de un secuestro” foram os grandes vencedores do décimo aniversário dos Prêmios Platino 2023. Na cerimônia realizada em 22 de abril, em Madri, os prêmios da indústria audiovisual ibero-americana foram entregues a produções da Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Cuba, Espanha e México. O Brasil não teve indicados nesta edição.

Com a estatueta de Melhor Filme Ibero-Americano de Ficção, a equipe da “Argentina, 1985” colecionou cinco prêmios durante a noite, apresentados por Carolina Gaitán, Omar Chaparro e Paz Vega. Ricardo Darín, que ganhou seu segundo Platino após receber o Prêmio de Honra em 2016, comemorou seu troféu de Melhor Performance Masculina destacando a existência do evento: “É maravilhoso estar aqui nesta décima edição, um lugar que eu adoro, porque acho que merece, precisa de todo o nosso apoio e todo o nosso esforço. Porque é o nosso lugar de contenção, é a trincheira, é a resistência. Devemos estar sempre ao seu lado para protegê-los, ajudá-los e continuar a nos estimular, especialmente não nós, mas projetos futuros”, declarou o ator.

Axel Kuschevatzky, um dos produtores de “Argentina, 1985”, também destacou a importância da memória ao receber o Prêmio Platino de Cinema e Educação em Valores: “Este filme existe porque não podemos deixar que a violência seja a solução para os problemas em qualquer país do mundo, existe porque sempre temos que lutar pela memória,  pela verdade e pela justiça. Nunca mais.” Ao receber o prêmio de Melhor Filme Ibero-Americano de Ficção, Kuschevatzky também destacou a marca do longa-metragem: “Este filme deu trabalho a mais de 5.000 pessoas, vamos acabar com os discursos negativos sobre o cinema”. A obra dirigida por Santiago Mitre ganhou mais dois prêmios: Melhor Direção de Arte e Melhor Roteiro.



A série colombiano-chilena “Noticia de un secuestro” levou quatro prêmios: Melhor Minissérie ou Telessérie Cinematográfica de Ficção, Melhor Criador de Série para o chileno Andrés Wood (diretor de “Machuca”), Melhor Performance Feminina em Minissérie ou Telessérie para a atriz colombiana Cristina Umaña, e Melhor Performance Coadjuvante Feminina em Minissérie ou Telessérie para a também colombiana Majida Issa, que dedicou seu prêmio às vítimas do conflito histórico da Colômbia, “mesmo aquelas que hoje não têm nome”.

A espanhola Laia Costa venceu por seu papel em “Cinco lobitos” com o prêmio de Melhor Performance Feminina, e Susi Sánchez, sua co-estrela, ganhou a estatueta de Melhor Performance Coadjuvante Feminina, enquanto Luis Zahera ganhou o prêmio de Melhor Performance Masculina por “As bestas”. O argentino Guillermo Francella  ganhou o prêmio de Melhor Performance Masculina em Minissérie ou Telessérie por “El encargado”, e o também argentino Alejandro Awada ganhou o prêmio de Melhor Performance Masculina em Minissérie ou Telessérie por “Iosi, o espião arrependido”.

A nova categoria dos Prêmios Platino 2023, Melhor Comédia Ibero-Americana de Ficção, teve  a vitória de “Concorrência Oficial”, de Mariano Cohn e Gastón Duprat. Além disso, o filme cubano “O Caso Padilla”, de  Pavel Giroud, foi a primeira produção cubana a ganhar o prêmio de Melhor Documentário. Por sua vez, o filme chileno “1976”, dirigido por Manuela Martelli, ganhou o  prêmio de Melhor Primeiro Longa Ibero-Americano de Ficção, enquanto o reconhecimento de Melhor Filme de Animação foi para o mexicano “Águila y Jaguar: Los guerreros legendarios”, de  Mike R. Ortiz, que celebrou a boa fase do campo da animação em seu país: “A intenção genuína de fazer este filme foi inovar a animação mexicana, revolucioná-la em mil coisas diferentes, em sua arte e em seu tema, exaltar nossas culturas para impulsionar a indústria do México e da América Latina”.

"As Bestas" (2022), de Rodrigo Sorogoyen - Divulgação
“As Bestas” (2022), de Rodrigo Sorogoyen – Divulgação

Outra das produções marcantes da noite dos Prêmios Platino 2023 foi “As Bestas”, filme espanhol que ganhou quatro prêmios: ao já citado Luis Zahera, foi adicionado o de Melhor Diretor para Rodrigo Sorogoyen, Melhor Direção de Som para Aitor Berenguer, Fabiola Ordoyo e  Yasmina Praderas, e Melhor Direção de Edição para Alberto del Campo.

Também se destacou a participação de “Utama”, filme boliviano vencedor de dois prêmios que fazem história para o país — não surpreendentemente, o reconhecimento da melhor Música Original para Cergio Prudencio, que lembrou a nação quíchua e concluiu sua gratidão em seu idioma, e o prêmio de Melhor Direção de Fotografia para Barbara Álvarez. Foram os primeiros troféus na premiação conquistados pela Bolívia.

Com informações da assessoria de imprensa dos Prêmios Platino.