Vladimir Carvalho - Foto: Walter Carvalho
Vladimir Carvalho - Foto: Walter Carvalho

22º Grande Prêmio do Cinema Brasileiro anuncia data e homenageado

A Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais anunciou para 23 de agosto de 2023 a data da cerimônia da 22ª edição do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro. O evento de gala da principal premiação do audiovisual do país será realizado mais uma vez na na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro. O anúncio dos vencedores será transmitido ao vivo para todo o país pelo YouTube e pelo Canal Brasil.

O homenageado do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro 2023 será o cineasta Vladimir Carvalho. Nascido na Paraíba, o documentarista tem uma vasta obra e mais de 20 filmes, entre eles “O País de São Saruê”, de 1971, “Quilombo”, de 1975, “Conterrâneos Velhos de Guerra”, de 2001, e “Rock Brasília – Era de Ouro”, de 2011. Hoje, aos 88 anos, Carvalho segue como referência e inspiração para novas gerações de documentaristas. Suas produções são carregadas de elementos do Cinema Novo e contam a história da nossa gente, permitindo que o Brasil se reconheça diante da tela.

Divulgação/Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais
Divulgação/Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais

Ao todo, o Grande Prêmio do Cinema Brasileiro 2023 conta com trinta e duas categorias para longas, curtas e séries independentes brasileiras. O primeiro turno das votações já começou (confira os filmes inscritos) e termina no dia 22 de maio, com a participação dos sócios da Academia Brasileira de Cinema. Os cinco finalistas de cada categoria deverão ser anunciados no final de maio. Na segunda fase, o público também poderá votar entre os indicados a Melhor Longa de Ficção, Melhor Documentário e Melhor Comédia. A votação popular está prevista para acontecer em junho.