Câmera no set - Foto: Adi Goldstein
Foto: Adi Goldstein

Edital BH nas Telas 2023 seleciona projetos audiovisuais

A prefeitura de Belo Horizonte publicou o BH nas Telas 2023, voltado para o fomento e investimento no setor audiovisual da capital mineira por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura.

As inscrições já estão abertas e são gratuitas. O prazo para o envio das propostas termina em 5 de junho. Todo o processo de inscrição é feito online, por meio do portal Mapa Cultural BH.

Neste ano, o BH nas Telas destinará R$1,84 milhão aos projetos selecionados. Os recursos são oriundos do Fundo Municipal de Cultura.



Os projetos para o BH nas Telas 2023 podem ser inscritos em seis categorias. “Produção”, por exemplo, engloba documentários, filmes de ficção e animações, enquanto “Roteiro” é voltada para projetos de longas-metragens ou obras seriadas de qualquer gênero.

Produções de menor porte podem ser inscritas em “Audiovisual Comunitário”. Já a categoria “Difusão” abrange a realização de mostras e festivais, manutenção de espaços culturais ligados ao setor audiovisual, além de propostas de distribuição independente de obras audiovisuais.

“Pesquisa e Formação”, além de atender a projetos que investiguem a linguagem audiovisual, neste ano contempla, também, a realização de ações formativas tais como congressos, seminários, oficinas e palestras, entre outras. Por fim, a categoria “Jogos Eletrônicos – Protótipos” foi adaptada a demandas do setor e se tornou mais simplificada, segundo a prefeitura.

Cada empreendedor pode inscrever um projeto cultural no BH nas Telas 2023. Vale ressaltar que as propostas devem incluir ao menos uma ação ou medida de acessibilidade cultural, além de prever ações de democratização do acesso e uma contrapartida sociocultural, tais como realização de oficinas e cursos gratuitos, doação de produtos culturais a escolas públicas, entre outras.

A avaliação e seleção dos projetos contemplados no BH nas Telas são feitas pela Câmara de Fomento à Cultura Municipal. O resultado será publicado no Diário Oficial do Município. Todas as informações, a íntegra do edital e os formulários necessário para a inscrição estão disponíveis no portal da prefeitura de Belo Horizonte.