"Brichos 3 - Megavirus" (2023), de Paulo Munhoz - Divulgação/O2 Play
Divulgação/O2 Play

cinematório café: Trilogia “Brichos” chega ao fim enfrentando vírus tecnológico

Nesta edição do cinematório café, você conhece a realização de “Brichos 3 – Megavirus”, filme que encerra a trilogia de animação criada pelo cineasta Paulo Munhoz e que dialoga sobre temas sociais, políticos e ambientais com o público infantil.

Escute o Cinematório na Orelo e apoie o nosso podcast!

Clique para reproduzir em uma nova janela | Download
Assine o nosso feed de podcasts: RSS | Apple | Google
Castbox | Spotify | Deezer | TuneIn | Stitcher | Player FM



Apesar de o roteiro ter sido escrito bem antes da pandemia de Covid-19, a trama deste último filme envolve a luta do jaguar adolescente Tales e sua turma contra um vírus que coloca em risco a vida de todos na Vila dos Brichos. Trata-se de um vírus tecnológico que vai além das telas de computadores e celulares, e infecta os moradores, deixando-os em um estado catatônico. Cabe a Tales e seus amigos, então, encontrar uma forma de entrar na mente e nos sonhos de seus parentes e colegas para combater essa ameaça frente a frente.

“Brichos 3 – Megavirus” chega aos cinemas brasileiros neste mês de julho de 2023. O primeiro filme foi lançado em 2007 e o segundo em 2012. Ambos conquistaram prêmios e fãs não só no Brasil. Repleto de referências a grandes sucessos do cinema, mas tendo sempre a cultura brasileira como norte, a franquia também conta com uma série de TV além dos três filmes.

Paulo Munhoz, que também dirigiu curtas e o ótimo longa de animação “Belowars”, de 2008, é sócio da produtora Tecnokena, sediada em Curitiba. Em “Brichos”, ele e sua equipe se baseiam na riqueza da fauna brasileira para a criação dos personagens, que representam os mais diversos tipos de animais: onça pintada, quati, tamanduá, periquito, paca, sucuri, entre vários outros.

A valorização da identidade nacional e a proteção do meio ambiente também são temas recorrentes nas histórias da franquia, que agora também trata de um assunto atual e urgente: a interferência da tecnologia em nossas vidas. Na entrevista para o nosso podcast, Paulo Munhoz fala não só sobre essa questão, como também nos conta como foi a realização de “Brichos 3” e da trilogia como um todo. Afinal, como é criar uma franquia de animação no Brasil, tendo a forte competição dos estúdios estrangeiros? E o quanto é importante para o nosso público ter personagens e temas relacionados ao nosso país representados nas telas?

cinematório café é produzido e apresentado por Renato Silveira e Kel Gomes. A cada episódio, nós propomos um debate em torno de filmes recém-lançados e temas relacionados ao cinema, sempre em um clima de descontração e buscando refletir sobre imagens presentes no nosso dia a dia.

Quer mandar um e-mail? Escreva seu recado e envie para contato@cinematorio.com.br. A sua mensagem pode ser lida no podcast!

Cineclube Cinematório

Faça parte do Cineclube Cinematório. O seu apoio é fundamental!

Hyperlinks deste episódio:

Site oficial da produtora Tecnokena

Canal oficial da franquia “Brichos”, com episódios da série de TV e outros trabalhos do diretor Paulo Munhoz

— Abertura de “Brichos” (2007):

 

— Trailer de “Brichos 3 – Megavirus”:

 


Apoio:

MUBI

cinematório é parceiro da MUBI, um serviço de streaming de filmes que exibe preciosidades cinematográficas realizadas no mundo todo, escolhidas a dedo por uma equipe de curadores. Faça um teste por 30 dias grátis: basta se cadastrar neste link.