“Luminaris” (2011), de Juan Pablo Zaramella - Divulgação
“Luminaris” (2011), de Juan Pablo Zaramella - Divulgação

34º Curta Kinoforum apresenta 301 filmes em programação presencial e online

O 34º Curta Kinoforum — Festival Internacional de Curtas de São Paulo acontece de 24 de agosto a 3 de setembro, e apresenta 301 filmes, representando 53 países. Com todas as atividades gratuitas, o evento ocupa 44 salas de cinema e pontos de exibição na Região Metropolitana de São Paulo. Para completar, recortes da programação podem ser acessados em todo o país através das plataformas parceiras Itaú Cultural Play, Porta Curtas, Sesc Digital e Spcine Play.

Entre suas principais atrações, o evento traz o último filme do cineasta francês Jean-Luc Godard, morto em 2022, “Trailer do Filme Que Nunca Existirá: ‘Guerras de Mentira’”. O curta ganha projeção especial ao ar livre acompanhado de “O Parto”, obra realizada em Portugal, em 1975, por Celso Luccas e o gênio do teatro José Celso Martinez, que morreu em julho deste ano.

“Trailer do Filme Que Nunca Existirá: ‘Guerras de Mentira’” (2023), de Jean-Luc Godard - Divulgação
“Trailer do Filme Que Nunca Existirá: ‘Guerras de Mentira’” (2023), de Jean-Luc Godard – Divulgação

A atriz Gilda Nomacce é a homenageada em 2023 e o argentino Juan Pablo Zaramella, um dos mais importantes animadores latino-americanos da atualidade, ganha ampla retrospectiva de sua obra, entre elas o curta multipremiado “Luminaris”. O cineasta conversa com o público, após a sessão no dia 26/08, às 18h, no CineSesc. Consulte a programação completa no site oficial.



Grandes nomes nas telas

Entre os curtas brasileiros e filmes estrangeiros na programação, destacam-se obras premiadas e elogiadas nos festivais de Cannes, Berlim, Veneza, Sundance, Roterdã, Locarno e Tribeca. Nos elencos dos curtas estão nomes como Zezé Motta, Elias Andreato, Jessica Ellen, Tonico Pereira,  Everaldo Pontes, Rolando Boldrim, Teca Pereira, Vera Valdez, Leona Johvs, Camila Márdila, Dandara Pagu, Grace Passô e Babu Santana

A programação conta com retrospectivas que  reúnem obras de três importantes cineastas indígenas brasileiros: Olinda Tupinambá, Priscila Tapajowara e Takumã Kuikuro. Além disso, filmes inéditos de Beto Brant e Thais Fujinaga têm pré-estreia mundial. O público poderá ver ainda curtas dirigidos por Anna Muylaert, Tata Amaral, Eliane Caffé, Toni Venturi, Alain Fresnot, Roberto Moreira e Cao Hamburger.

“O Nosso Pai” (2022), de Anna Muylaert - Divulgação

Clássicos do cinema brasileiro de curta duração trazem assinaturas de Glauber Rocha, Leon Hirszman, Joaquim Pedro de Andrade, Andrea Tonacci, Humberto Mauro, Aloysio Raulino e Olga Futemma. A Retrospectiva Prêmio Estímulo traz títulos paulistas estrelados por Carla Camuratti, Ney Latorraca, Rosi Campos, Sandra Annenberg, Jonas Bloch, Edson Celulari e Marco Ricca.

Curtas online

Até o próximo dia 10 de setembro, um recorte da programação do 34º Curta Kinoforum fica disponível na plataforma de streaming Sesc Digital. A seleção é formada por 10 filmes realizados no Brasil e em países como Chile, Paraguai, Argentina, Bélgica, França e Áustria.

As obras incluem ficções, documentários e animações de caráter experimental, e foram realizadas entre 2022 e 2023. Todas fazem parte da programação oficial do evento. O acesso aos filmes é inteiramente gratuito: basta acessar o Sesc Digital e clicar no link do festival para escolher os títulos.

As plataformas Spcine Play, Itaú Cultural Play e Porta Curtas também exibem títulos selecionados do 34º Curta Kinoforum. O acesso também é grátis, mas cada um desses serviços exige um cadastro do usuário (sem cobrança de taxas).

“Quinze Quase Dezesseis” (2023), de Thais Fujinaga - Divulgação
“Quinze Quase Dezesseis” (2023), de Thais Fujinaga – Divulgação

Favoritos da crítica

Uma novidade na programação do Curta Kinoforum este ano é a mostra “Favoritos da Crítica”. Em quatro sessões, o público poderá ver os 10 curtas-metragens mais bem votados na última edição do Prêmio Abraccine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema).

A seleção inclui o vencedor “Fantasma Neon”, de Leonardo Martinelli, além de títulos de grande repercussão no ano passado, como “Infantaria”, de Laís Santos Araújo, “Solmatalua”, de Rodrigo Ribeiro-Andrade, e “Big Bang”, de Carlos Segundo — que esteve perto de conseguir uma indicação ao Oscar.

Os “Favoritos da Crítica” serão exibidos no Centro Cultural São Paulo, no Espaço Itaú de Cinema Augusta e na Cinemateca Brasileira. Consulte os dias e horários no site oficial.

Com informações da assessoria de imprensa do Curta Kinoforum.