Brasil CineMundi - Foto: Leo Lara/Universo Produção
Brasil CineMundi - Foto: Leo Lara/Universo Produção

Cinema mineiro é destaque na 14ª edição do Brasil CineMundi

O 14º Brasil CineMundi anunciou os projetos de longas-metragens selecionados para participar do evento, que acontece dentro da programação da CineBH – Mostra Internacional de Cinema de Belo Horizonte.

Voltado para a promoção do intercâmbio entre o mercado internacional e projetos de filmes brasileiros, o Brasil CineMundi já se consolidou como importante plataforma para realizadores independentes. Neste ano, 50 projetos foram selecionados. Seus realizadores estarão em rodadas de negócios, mentorias, laboratórios e workshops.

Minas Gerais tem um total de 16 projetos participantes em todas as categorias. Mesmo descontando a Foco Minas, que é dedicada a realizadores regionais, o estado segue com o maior número de projetos desta edição. Em seguida vêm São Paulo com sete, Rio de Janeiro com cinco e Bahia também com cinco. Foram selecionados ainda projetos de Alagoas, Amazonas, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Maranhão, Pará, Pernambuco, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.



Entre os mineiros que estão no 14º Brasil CineMundi, destacam-se nomes de realizadores que ganharam prêmios em festivais nos últimos anos, como o diretor Marco Antônio Pereira, conhecido pelos curtas “4 Bilhões de Infinitos”, “Teoria Sobre um Planeta Estranho” e “A Retirada Para um Coração Bruto”, realizados em Cordisburgo. Ele inscreveu o projeto do longa “Paisagem de Inverno”, um drama fantástico da produtora Abdução Filmes. 

A diretora Juliana Antunes, vencedora da Mostra de Tiradentes em 2017 com seu primeiro longa, “Baronesa”, participa do 14º Brasil CineMundi com o projeto do documentário “Cartoleiras FC”, da produtora Ventura. Destaque também para a ficção “Sussuarana”, com direção de Clarissa Campolina (“Enquanto Estamos Aqui”) e Sérgio Borges (“O Céu Sobre os Ombros”). Já Marcos Pimentel (“Sopro”) apresenta a ficção “O Silêncio das Ostras”, enquanto João Borges (“Rua Guaicurus”) participa com “Espelho Cigano”, também ficção.

A relação completa de projetos selecionados pode ser consultada no site oficial do Brasil CineMundi. Este ano, a Mostra CineBH acontece de 26 de setembro a 1º de outubro, com programação gratuita.