Oscar - Foto: Divulgação - © A.M.P.A.S.
© A.M.P.A.S.

Seis filmes concorrem à indicação para representar o Brasil no Oscar 2024

A Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais anunciou na manhã desta terça-feira, 5 de setembro, a lista com os seis longas-metragens pré-selecionados para representar o Brasil no Oscar 2024.

Os títulos são: “Estranho Caminho”, de Guto Parente, “Noites Alienígenas”, de Sergio de Carvalho, “Nosso Sonho – A História de Claudinho e Buchecha”, de Eduardo Albergaria, “Pedágio”, de Carolina Markowicz, “Retratos Fantasmas”, de Kleber Mendonça Filho e “Urubus”, de Claudio Borrelli.

"Pedágio" (2023), de Carolina Markowicz - Foto: Divulgação
“Pedágio” (2023), de Carolina Markowicz – Foto: Divulgação

Ao todo, foram 28 longas-metragens inscritos e habilitados a concorrer à vaga e a eleição será realizada em dois turnos. No próximo dia 12 de setembro, terça-feira, será escolhido, entre os seis pré-selecionados, o título que tentará uma vaga pelo Brasil na categoria Melhor Filme Internacional no Oscar 2024.



A Comissão de Seleção deste ano é formada por: Affonso Beato, Alessandra Krueger, Andre Carreira, Ane Siderman, Carlos Alberto Mattos, Cecilia Amado, Clarisse Goulart, Cristiana Rodrigues Cunha, Diane Maia, Estevão Ciavatta, Fernanda Parrado, Gabriel Martins, Hsu Chien, Ilda Santiago (presidente), João Vieira Jr., Magali Wistefelt, Michel Tikhomiroff, Renato Barbieri, Sol Moraes, Tatiana Carvalho Costa, Virginia Cavendish e Walter Lima Junior.

Premiados e inéditos

"Noites Alienígenas" (2022), de Sérgio de Carvalho - Divulgação
“Noites Alienígenas” (2022), de Sérgio de Carvalho – Divulgação

Entre os seis filmes pré-selecionados para representar o Brasil no Oscar 2024 está “Noites Alienígenas”, vencedor do Festival de Gramado de 2022, e “Estranho Caminho”, premiado recentemente no Festival de Tribeca, nos Estados Unidos. Este último ainda está inédito no Brasil, assim como “Pedágio”, que participa neste mês de setembro dos festivais de San Sebastián, na Espanha, e Toronto, no Canadá. Tanto “Estranho Caminho” quanto “Pedágio” terão suas primeiras exibições no Brasil durante o Festival do Rio, em outubro.

“Nosso Sonho – A História de Claudinho e Buchecha” também está inédito no circuito nacional, mas tem previsão de estreia para o próximo 21 de setembro. Já “Retratos Fantasmas” está em cartaz nos cinemas atualmente. “Urubus” (podcast) chegou às telas em junho e já está disponível nas plataformas digitais. “Noites Alienígenas” estreou em março e também pode ser visto no streaming.

"Urubus" (2022), de Claudio Borrelli - Divulgação/O2 Play
“Urubus” (2022), de Claudio Borrelli – Divulgação/O2 Play