Cine Santa Tereza - Foto: Ricardo Laf

3ª Mostra Cine Vida exibe oito curtas no Cine Santa Tereza

A 3ª Mostra Cine Vida – MGS exibe, no sábado, dia 7 de outubro, às 18h, no Cine Santa Tereza, em Belo Horizonte (R. Estrela do Sul, 89 – Santa Tereza), oito curtas produzidos durante as oficinas do Projeto Cine Vida em 2023, com o tema “Protagonismo Vivo”. As oficinas foram realizadas em diferentes espaços culturais municipais, desenvolvendo oportunidades de formação audiovisual em diversos territórios da cidade. A sessão comentada contará com a participação dos diretores e representantes dos filmes. A atividade é gratuita, mediante a retirada de ingressos no site da Sympla ou 30 minutos antes na bilheteria do cinema.

Realizado desde 2015, o Projeto Cine Vida retomou em 2023 suas atividades presenciais pela primeira vez após a pandemia. Ao todo, o projeto ofereceu oito oficinas, entre os meses de fevereiro a outubro, com atividades formativas gratuitas no Museu da Moda (MUMO), e nos centros culturais Pampulha, Jardim Guanabara, Cine Santa Tereza, Alto Vera Cruz, Usina da Cultura, Urucuia e São Geraldo. As oficinas ofereceram 20 vagas por turma, sendo que cada uma realizou um filme de curta-metragem com cerca de 10 minutos como exercício de aula prática. As produções trazem filmes diversos, que passam por gêneros como drama, comédia e terror. Os roteiros refletem questões como abandono parental, bullying, saúde mental e trazem também histórias de amizade e romance.

Temática Protagonismo Vivo

A cada edição, o Projeto Cine Vida aborda uma temática que direciona os alunos na criação dos roteiros dos filmes. Ele trabalha aspectos como a identificação com público e produtores, evolução narrativa, impacto social e cultural, além da complexidade humana e emocional nas produções audiovisuais. Com a temática “Protagonismo Vivo”, neste ano a proposta foi a busca e criação de personagens em conexão com os territórios aos quais os alunos estão inseridos. A proposta era mostrar como personagens bem construídos podem servir como espelhos da sociedade, promovendo reflexões sobre questões sociais e culturais relevantes.



Os filmes da 3ª Mostra Cine Vida

Conheça as sinopses de cada curta que será exibido na mostra:

Turma: Museu da Moda – MUMO 

Título do filme: “O Impostor”
Sinopse: Em “O Impostor”, somos levados aos bastidores de um teatro, onde Tadeu, um ator inseguro e atormentado por seu passado, enfrenta uma jornada de autodescoberta enquanto se prepara para um importante teste de elenco. Quando uma crise de ansiedade quase o faz desistir de seu sonho, ele encontra apoio inesperado de Toninho, o porteiro do teatro, e Maria, a faxineira. À medida que Tadeu lida com sua ansiedade e síndrome de impostor, ele se pergunta se vale a pena continuar perseguindo sua paixão pela atuação.

Turma: Centro Cultural Pampulha – CCP

Título do filme: “Uma Página”
Sinopse: História comovente de amizade e superação. Adrian, um jovem estudante, descobre o valor de um lugar especial, a biblioteca da escola, ao tentar salvar o local que se tornou um refúgio para sua amiga Sarah. Quando a biblioteca enfrenta o risco de ser fechada, Adrian embarca em uma missão para reunir assinaturas e evitar o fechamento. Ao longo do caminho ele descobre porque a biblioteca foi tão importante para Sarah.

Curta “Uma Página” – Projeto Cine Vida – Foto: Divulgação

Turma: Centro Cultural Jardim Guanabara – CCJG

Título do filme: “Só Mais um Dia”
Sinopse: Drama que explora as lutas de Antônio, um adolescente transgênero que sofre bullying na escola e encontra refúgio nos jogos eletrônicos. Quando a diretoria proíbe o uso de celulares na escola, Antônio se vê isolado e desamparado, chegando a considerar a violência como uma possível solução. A história ganha um novo rumo quando Gabriel, um colega de classe, decide se aproximar de Antônio e confrontar as autoridades da escola diante das negligências. Em meio a essa jornada, o filme destaca a importância da amizade e a busca por apoio emocional, ao mesmo tempo em que aborda o impacto dos videogames como um escape para os desafios da vida.

Turma: Cine Santa Tereza – CST

Título do filme: “Cine”
Sinopse: Em “Cine”, acompanhamos a vida de Janaína, uma jovem que trabalha como zeladora no antigo Cinema da cidade. Enquanto ela realiza suas tarefas diárias de limpeza e manutenção, sua mente vagueia por sonhos de cinema e um desejo profundo de se tornar cineasta. Um encontro surpreendente com uma figura fantasmagórica do passado, Tereza, desencadeia uma jornada extraordinária de autodescoberta e coragem.

Turma: Centro Cultural Alto Vera Cruz – CCAVC

Título do filme: “Jogo das Cadeiras”
Sinopse: Comédia que se desenrola nos bastidores de um evento. Diva, MC Sane e DJ Marlon estão programados para se apresentar, mas sabotagens e incidentes misteriosos os colocam em uma corrida para descobrir quem está por trás disso. Enquanto rivalidades e segredos são revelados, todos se tornam suspeitos neste jogo de gato e rato.

Turma: Centro Cultural Usina da Cultura – CCUC

Título do filme: “Ebulição”
Sinopse: Maria enfrenta uma série de eventos inexplicáveis enquanto é transportada a um mundo de lambes enigmáticos que parecem refletir sua própria vida e seu último relacionamento.

Turma: Centro Cultural Urucuia – CCU

Título do filme: “Pai, Desconhecido”
Sinopse: Filme que usa da poética das imagens para contar a história de Marina, uma jovem que busca a identidade de seu pai e explora seu desejo de preencher as lacunas em sua história familiar.

Turma: Centro Cultural São Geraldo – CCSG

Título do filme: “Palhaçei”
Sinopse: Curta-metragem recheado de comédia que nos leva aos bastidores de um Centro Cultural São Geraldo em um dia de apresentação. A protagonista, uma palhaça, está às voltas com a preparação para o espetáculo quando um faxineiro mal-humorado aparece, atrapalhando seu processo.

O Projeto Cine Vida

O Projeto Cine Vida tem como um de seus objetivos desenvolver o conhecimento dos participantes em relação à produção do audiovisual, criando novas possibilidades de formação e de mercado de trabalho. O impacto social do projeto pode ser avaliado em várias frentes. Na formação de talentos locais, o projeto capacita indivíduos a explorarem suas habilidades criativas no campo do cinema. Ele também promove a diversidade e inclusão ao abrir portas para pessoas de diferentes origens e experiências, essencial para uma representação autêntica e enriquecedora na tela. Outro aspecto explorado é a conscientização cultural, permitindo que os participantes explorem histórias locais, tradições e questões sociais por meio do cinema, fortalecendo a identidade cultural da comunidade.

Ao todo, já foram atendidos mais de 600 alunos nos últimos 7 anos do Projeto Cine Vida, com mais de 960 horas de oficinas realizadas. O coordenador do projeto, Leandro Wenceslau, destaca a importância de fortalecer a formação no setor audiovisual e como vê a consolidação da iniciativa ao longo dos anos. “O Projeto Cine Vida tem demonstrado um impacto social notável ao longo dos anos em Belo Horizonte. Sua trajetória de quase 10 anos de existência é um testemunho de seu compromisso com a comunidade e seu papel na consolidação da cultura cinematográfica na região”, destaca.

 

SERVIÇO
3ª Mostra Cine Vida – MGS
7 de outubro (sábado), às 18h
Duração: 90 minutos
Classificação: Livre
Local: Cine Santa Tereza – Rua Estrela do Sul, Nº 89 – Bairro Santa Tereza , Belo Horizonte – MG
Atividade Gratuita: retirada de ingressos 30 minutos antes na bilheteria ou antecipadamente por meio do site da Sympla.