"Elis & Tom, Só Tinha de Ser Com Você" (2022), de Roberto de Oliveira - Divulgação/O2 Play
"Elis & Tom, Só Tinha de Ser Com Você" (2022), de Roberto de Oliveira - Divulgação/O2 Play

Documentário “Elis & Tom” vai tentar indicação ao Oscar 2024

Em cartaz nos cinemas brasileiros, “Elis & Tom, Só Tinha de Ser Com Você”, dirigido por Roberto de Oliveira, tentará uma vaga no Oscar 2024 na categoria Melhor Documentário. O filme foi inscrito direto dos Estados Unidos para concorrer a uma vaga na premiação. A distribuidora norte-americana Outsider Films licenciou a produção no país e a lançou nos cinemas de Los Angeles em 15 de setembro – antes da estreia no Brasil.

“Elis e Tom, Só Tinha de Ser Com Você” está em sua terceira semana nas salas nacionais, com distribuição da O2 Play. Até então, o filme já foi visto por mais de 40 mil espectadores em todo o país.



“Elis & Tom” é o nome do álbum considerado um dos mais importantes na história da música brasileira. A gravação aconteceu em Los Angeles, no início de 1974, e as imagens foram registradas em película pela equipe de cineastas liderada pelo diretor Roberto de Oliveira, idealizador do encontro.

Os rolos originais das filmagens ficaram guardados por 45 anos até serem restaurados e remasterizados em 2018. São essas imagens raras e inéditas que conduzem o documentário musical, que mostra os bastidores e todos os dramas e tensões que cercaram as gravações do álbum.

"Elis & Tom, Só Tinha de Ser Com Você" (2022), de Roberto de Oliveira - Divulgação/O2 Play
Divulgação/O2 Play

Exibido em Cannes e outros festivais ao redor do mundo, o filme transporta o espectador para uma viagem no tempo, além de revelar momentos íntimos do processo criativo e das personalidades extraordinárias dos dois artistas. A produção é também um emocionante reencontro do diretor com Elis e Tom, em um material filmado por ele há quase cinco décadas.

O filme também tem a participação de Jom Tob Azulay na direção e de Nelson Motta no roteiro, com montagem e fotografia de João Wainer. “Elis e Tom, Só Tinha de Ser Com Você” é uma produção da Rinoceronte Entretenimento e coprodução da Riofilme.

Com informações da assessoria de imprensa da O2 Play.