"Amanhã" (2023), de Marcos Pimentel - Divulgação/Tempero Filmes
"Amanhã" (2023), de Marcos Pimentel - Divulgação/Tempero Filmes

cinematório café: “Amanhã” emociona com retrato da desigualdade social no Brasil

Nesta edição do cinematório café, nós conversamos com o diretor Marcos Pimentel sobre o documentário “Amanhã”, exibido na 17ª Mostra CineBH e no É Tudo Verdade, entre outros festivais. O filme parte da proposta de um registro da desigualdade social na região Centro-Sul de Belo Horizonte para mostrar o quanto este problema é muito mais amplo e reflete a condição do nosso país.

Escute o Cinematório na Orelo e apoie o nosso podcast!

Clique para reproduzir em uma nova janela | Download
Assine o nosso feed de podcasts: RSS | Apple | Google
Castbox | Spotify | Deezer | TuneIn | Stitcher | Player FM



“Amanhã” começa em 2002, quando Marcos Pimentel filmou o encontro de crianças que vivem em lados opostos da Barragem de Santa Lúcia, na capital mineira: um dos garotos, José Tomás, vive em um condomínio no bairro de maior poder aquisitivo, enquanto os irmãos Cristian e Júlia moram em uma casa no aglomerado do Morro do Papagaio. Vinte anos depois, o diretor retornou ao local para tentar promover o reencontro daquelas crianças, agora adultas, e saber o que a vida reservou para elas.

“Amanhã” faz um retrato da desigualdade social escancarada nessa região de BH, mas vai além e se revela um filme que fala sobre todo o país, pensando a polarização, questões de classe, raça, e como em duas décadas o Brasil foi virado e revirado por diferentes mudanças e crises. Tudo isso ancorado em uma narrativa de muita sensibilidade.

O documentário foi exibido na CineBH após ter competido no festival É Tudo Verdade 2023. Entre os festivais por onde o filme também passou estão a CineOP — Mostra de Cinema de Outro Preto, e o FAM — Florianópolis Audiovisual Mercosul, onde ganhou o prêmio do Júri Popular.

Marcos Pimentel é mineiro de Juiz de Fora. Sócio da Tempero Filmes, ele vive e mora em Belo Horizonte e, antes de “Amanhã”, fez os também aclamados documentários “Fé e Fúria”, “A Parte do Mundo que me Pertence” e “Sopro”, entre outros longas e curtas-metragens.

cinematório café é produzido e apresentado por Renato Silveira e Kel Gomes. A cada episódio, nós propomos um debate em torno de filmes recém-lançados e temas relacionados ao cinema, sempre em um clima de descontração e buscando refletir sobre imagens presentes no nosso dia a dia.

Quer mandar um e-mail? Escreva seu recado e envie para contato@cinematorio.com.br. A sua mensagem pode ser lida no podcast!

Cineclube Cinematório

Faça parte do Cineclube Cinematório. O seu apoio é fundamental!

Hyperlinks deste episódio:

cinematório café na 17ª CineBH: Filmes da Mostra Território

cinematório café na 17ª CineBH: Filmes da Mostra Continente e otras cositas más


Apoio:

MUBI

cinematório é parceiro da MUBI, um serviço de streaming de filmes que exibe preciosidades cinematográficas realizadas no mundo todo, escolhidas a dedo por uma equipe de curadores. Faça um teste por 30 dias grátis: basta se cadastrar neste link.