"Placa-Mãe" (2023), de Igor Bastos - Divulgação/O2 Play
"Placa-Mãe" (2023), de Igor Bastos - Divulgação/O2 Play

cinematório café: “Placa-Mãe” leva a ficção científica para o interior de Minas

Nesta edição do cinematório café, nós conversamos com o diretor Igor Bastos sobre “Placa-Mãe”, longa-metragem de animação que conta uma história de ficção científica situada no interior de Minas Gerais — ou, como diz a própria descrição, um filme “sci-fi da roça!”

Escute o Cinematório na Orelo e apoie o nosso podcast!

Clique para reproduzir em uma nova janela | Download
Assine o nosso feed de podcasts: RSS | Apple | Google
Castbox | Spotify | Deezer | TuneIn | Stitcher | Player FM



No filme “Placa-Mãe”, a famosa Metropolis, do clássico sci-fi de Fritz Lang, dá lugar a Divinópolis, no Centro-Oeste mineiro. A cidade é também a terra-natal do diretor e roteirista Igor Bastos. Na tela, ele conta uma história que se passa no futuro, quando uma andróide decide adotar duas crianças órfãs — algo inédito na sociedade até então. Mas apesar da boa intenção dela, um político reacionário faz de tudo para impedir a formação da nova família.

Antes de chegar ao circuito comercial, “Placa-Mãe” circulou por vários festivais, inclusive fora do país. A animação foi selecionada, por exemplo, para o renomado Sitges — Festival Internacional de Cinema Fantástico da Catalunha, e para a 24ª Semana Internacional do Cine Fantástico de Costa del Sol, também na Espanha, além de festivais no Equador, México, Portugal e Estados Unidos. No Brasil, o filme foi selecionado para a 17ª CineBH e para o 13º ANIMAGE — Festival Internacional de Animação de Pernambuco.

Igor Bastos tem formação em cinema de animação pela Escola de Belas Artes da UFMG. “Placa-Mãe” foi produzido pela Espacial Filmes e Flash Minas, com uma equipe totalmente mineira. A distribuição é da O2 Play.

Você pode ver uma prévia de “Placa-Mãe” logo abaixo. Confira o making of completo no site oficial.

cinematório café é produzido e apresentado por Renato Silveira e Kel Gomes. A cada episódio, nós propomos um debate em torno de filmes recém-lançados e temas relacionados ao cinema, sempre em um clima de descontração e buscando refletir sobre imagens presentes no nosso dia a dia.

Quer mandar um e-mail? Escreva seu recado e envie para contato@cinematorio.com.br. A sua mensagem pode ser lida no podcast!

Cineclube Cinematório

Faça parte do Cineclube Cinematório. O seu apoio é fundamental!

Hyperlinks deste episódio:

cinematório café na 17ª CineBH: Filmes da Mostra Território

cinematório café na 17ª CineBH: Filmes da Mostra Continente e otras cositas más

Site oficial do filme

Making of

— Prévia de “Placa-Mãe”:

 


Apoio:

MUBI

cinematório é parceiro da MUBI, um serviço de streaming de filmes que exibe preciosidades cinematográficas realizadas no mundo todo, escolhidas a dedo por uma equipe de curadores. Faça um teste por 30 dias grátis: basta se cadastrar neste link.