Prêmio Grande Otelo do Cinema Brasileiro - Divulgação
Divulgação

Grande Prêmio do Cinema Brasileiro muda nome para homenagear Grande Otelo

A Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais decidiu incorporar o nome do Troféu Grande Otelo ao título da sua premiação anual: a partir de 2024, o Grande Prêmio do Cinema Brasileiro passa a se chamar oficialmente “Prêmio Grande Otelo do Cinema Brasileiro”.

A homenagem ao ator que deu vida a notáveis personagens no cinema e na televisão já era feita na tradicional estatueta da premiação, que é uma versão do troféu do Oscar, mas com o rosto de Grande Otelo

Além desta novidade, a Academia Brasileira de Cinema atualizou o período em que os filmes precisam ser lançados nos cinemas para se tornarem elegíveis. Agora, as obras precisam ter sido exibidas comercialmente entre o período de 1º de janeiro de 2023 até 30 de abril de 2024 para serem classificadas.



Também foram criadas duas novas categorias para a próxima edição do prêmio: Melhor Atriz e Melhor Ator de Série de Ficção. As inscrições já estão abertas, mas a data de realização da cerimônia de anúncio dos vencedores ainda não foi definida.

Em 2023, o principal vencedor do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro foi o filme “Marte Um”, que conquistou oito estatuetas. Confira a lista completa de premiados.

A Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais decidiu incorporar o nome do Troféu Grande Otelo ao título da sua premiação anual: a partir de 2024, o Grande Prêmio do Cinema Brasileiro passa a se chamar oficialmente “Prêmio Grande Otelo do Cinema Brasileiro”. A homenagem ao ator que deu vida a notáveis personagens no cinema e na televisão já era feita na tradicional estatueta da premiação, que é uma versão do troféu do Oscar, mas com o rosto de Grande Otelo. Além desta novidade, a Academia Brasileira de Cinema atualizou o período em que os filmes precisam ser lançados nos cinemas para se tornarem elegíveis. Agora, as obras precisam ter sido exibidas comercialmente entre o período de 1º de janeiro de 2023 até 30 de abril de 2024 para serem classificadas. Também foram criadas duas novas categorias para a próxima edição do prêmio: Melhor Atriz e Melhor Ator de Série de Ficção. As inscrições já estão abertas, mas a data de realização da cerimônia de anúncio dos vencedores ainda não foi definida. Em 2023, o principal vencedor do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro foi o filme “Marte Um”, que conquistou oito estatuetas. Confira a lista completa de premiados.