"Incompatível com a Vida" (2023), de Eliza Capai - Divulgação
"Incompatível com a Vida" (2023), de Eliza Capai - Divulgação

cinematório café: “Incompatível com a Vida” reflete sobre temas humanos e políticos

Nesta edição do cinematório café, nós conversamos com a diretora Eliza Capai sobre “Incompatível com a Vida”, documentário vencedor do festival É Tudo Verdade 2023. A partir do registro de sua gravidez frustrada, a cineasta conversa com outras mulheres que tiveram vivências parecidas à sua, para refletir sobre temas universais como vida, morte, luto e políticas públicas que nos afetam.

Escute o Cinematório na Orelo e apoie o nosso podcast!

Clique para reproduzir em uma nova janela | Download
Assine o nosso feed de podcasts: RSS | Apple | Google
Castbox | Spotify | Deezer | TuneIn | Stitcher | Player FM



Eliza Capai estreou na direção de longas com “Tão Longe é Aqui”, de 2013, e de lá pra cá, lançou outros trabalhos, como “O Jabuti e a Anta” (2016), “Espero Tua (Re)volta” (2019), a minissérie “Elize Matsunaga: Era Uma Vez Um Crime” (2020), além de diversos curtas-metragens e séries para a TV e para a web.

Qualificado para disputar o Oscar 2023, “Incompatível com a Vida” parte da experiência pessoal da diretora com a perda gestacional e conversa com outras mulheres que tiveram vivências parecidas à sua, refletindo temas humanos e políticos sobre vida e morte, luto, aborto, maternidade, políticas públicas e direitos reprodutivos das mulheres.

O documentário chamou atenção internacional e foi reeditado como curta-metragem para um artigo de opinião do jornal internacional NY Times, “Dear Supreme Court of Brazil, Use Your Power to Protect Women” (“Querido STF, Use seu poder para proteger as mulheres”).

Além de vencer o É Tudo Verdade, o filme também foi agraciado no Festival de Vitória com o prêmio de Melhor Contribuição Artística. Quem assina a produção é Mariana Genescá, da tva2.doc, e o lançamento nos cinemas é da Descoloniza Filmes.

cinematório café é produzido e apresentado por Renato Silveira e Kel Gomes. A cada episódio, nós propomos um debate em torno de filmes recém-lançados e temas relacionados ao cinema, sempre em um clima de descontração e buscando refletir sobre imagens presentes no nosso dia a dia.

Quer mandar um e-mail? Escreva seu recado e envie para contato@cinematorio.com.br. A sua mensagem pode ser lida no podcast!

Cineclube Cinematório

Faça parte do Cineclube Cinematório. O seu apoio é fundamental!

Hyperlinks deste episódio:

Site oficial de Eliza Capai

Versão do filme editada por Eliza Capai para o NY Times

— Trailer de “Incompatível com a Vida”:

 


Apoio:

MUBI

cinematório é parceiro da MUBI, um serviço de streaming de filmes que exibe preciosidades cinematográficas realizadas no mundo todo, escolhidas a dedo por uma equipe de curadores. Faça um teste por 30 dias grátis: basta se cadastrar neste link.