Vencedores da 27ª Mostra de Cinema de Tiradentes - Foto Leo Fontes/Universo Produção
Vencedores da 27ª Mostra de Cinema de Tiradentes - Foto Leo Fontes/Universo Produção

27ª Mostra de Tiradentes: “Lista de desejos para Superagüi” vence a Mostra Aurora

vencedores 27ª Mostra de Tiradentes

O filme paranaense “Lista de Desejos para Superagüi”, de Pedro Giongo, foi o vencedor de melhor longa-metragem da Mostra Aurora na 27ª Mostra de Cinema de Tiradentes. A cerimônia de encerramento, realizada na noite de 27 de janeiro, na cidade histórica mineira, revelou a escolha por um um mergulho no cotidiano e na intimidade de pescadores de uma região litorânea do Paraná quase sempre vista apenas como espaço turístico, mas que guarda um tipo de encanto humano que a câmera e a sensibilidade de Giongo buscam captar.

O prêmio foi concedido pelo Júri Oficial, formado por críticos, pesquisadores e profissionais do audiovisual. No texto de justificativa, o grupo afirma que “Lista de Desejos para Superagüi” combina refinamento de linguagem e trabalho destacado de trilha sonora, fotografia e montagem a uma relação direta com a realidade que retrata. “Sem ceder ao melodrama da comiseração, o filme mostra a ancestral violência brasileira contra os despossuídos”, diz o texto, lido na cerimônia.



Na premiação, Pedro Giongo agradeceu a generosidade de seus personagens em toparem participar do projeto e se deixarem filmar em suas vivências. “Obrigado ao júri e à plateia por terem olhado com carinho para o trabalho”, disse o cineasta, emocionado.

O Troféu Carlos Reichenbach, dado pelo Júri Jovem ao melhor longa da Mostra Olhos Livres, foi para “Aquele que Viu o Abismo” (SP), de Negro Léo e Gregório Gananian. Na justificativa, o Júri Jovem, formado por estudantes, exaltou o fato de que o filme assume as texturas da fricção e da estranheza e “propulsiona sons e imagens de um mundo ainda não codificado”. “O trânsito do corpo, assim como os gestos de montagem, perturbam a continuidade dos espaços e tempos lineares”, disse o Júri Jovem.

O Prêmio Helena Ignez 2023, oferecido pelo Júri Oficial a um destaque feminino em qualquer função nos filmes das Mostras Aurora e Foco, foi dado a Kerexu Martim, diretora do filme “Aguyjevete Araxi’I” (SP), curta-metragem exibido na Foco, “pelo olhar implicado de uma juventude para o momento presente que pensa e constrói o futuro”.

O Júri Oficial decidiu ainda por dar uma menção honrosa ao longa “Maçãs no Escuro” (SP), de Tiago A. Neves, por se tratar “de um filme que, em seu universo, através de sua linguagem e personagens, expressa a recusa em adaptar-se a uma sociedade normatizada”.

Dentre os títulos da Mostra Foco, o Júri Oficial escolheu o curta-metragem “Eu Fui Assistente do Eduardo Coutinho” (RJ), de Allan Ribeiro. Para os jurados, o curta “traz em seu método criativo íntimo e pessoal um filme que escapa à formatação dominante no cinema contemporâneo”. O mesmo título recebeu ainda o Prêmio Canal Brasil de Curtas no valor de R$ 15 mil.

Pela primeira vez a Mostra de Tiradentes contou com um júri especial formado pela Abraccine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema), que teve a missão de escolher o melhor título da Mostra Autorias. O vencedor foi “Estranho Caminho” (CE), de Guto Parente, “pela maturidade de uma direção que prima ao experimentar na intersecção de subgêneros e propostas estéticas, pela tradução de um repertório robusto, atento a cenas e corporalidades contemporâneas que evidenciam a busca pelo afeto e pela reconstrução dos laços familiares diante do terror social e da possibilidade iminente do desaparecimento”. Leia nossa crítica.

Pelo terceiro ano, o Conexão Brasil CineMundi contou com as sessões da categoria Work In Progress (WIP), a partir de projetos em finalização que concorrem a prêmios de parceiros do programa de coprodução Brasil CineMundi. “Ausente” (MG), de Ana Carolina Soares, venceu os prêmios CTAV e The End por “detectar o universal nos pormenores e conseguir uma unidade narrativa no desenvolvimento que forma um discurso sobre um estado de coisas”, segundo palavras do júri formado para a categoria.

Já o prêmio 02 Pós foi para “Novembro” (PE), de Milena Times, por, numa narrativa realista, “incorporar imagens poéticas com a finalidade de conectar emocionalmente os espectadores a personagem e suas angústias”.

Por fim, o prêmio Málaga WIP ficou com “Suçuarana”(MG), de Clarissa Campolina e Sérgio Borges, defendido ao “propor com talento um percurso que vai do individual ao coletivo, evidenciando a necessidade humana de viver em comunidade através de uma excelente apresentação cinematográfica”.

No Júri Popular, escolhido em votação pelos espectadores da Mostra, o longa vencedor foi “As Primeiras” (SP), de Adriana Yañez. Já o curta mais votado foi “Soneca e Jupa” (MG), de Rodrigo R. Meireles.

Confira todos os vencedores da 27ª Mostra de Cinema de Tiradentes (mais informações sobre os filmes estão no site oficial da mostra):

WIP – CORTE FINAL – PRÊMIOS CTAV, THE END

“Ausente” (MG), de Ana Carolina Soares

WIP – CORTE FINAL – PRÊMIO O2 PÓS

“Novembro” (PE), de Milena Times

WIP – CORTE FINAL – PRÊMIO MÁLAGA WIP

“Suçuarana” (MG), de Clarissa Campolina e Sérgio Borges

CURTA – PRÊMIO JÚRI POPULAR

“Soneca e Jupa” (MG), de Rodrigo R. Meireles

CURTA MOSTRA FOCO – PRÊMIO JÚRI OFICIAL

“Eu Fui Assistente do Eduardo Coutinho” (RJ), de Allan Ribeiro

CURTA MOSTRA FOCO – PRÊMIO CANAL BRASIL DE CURTAS

“Eu Fui Assistente do Eduardo Coutinho” (RJ), de Allan Ribeiro

LONGA MOSTRA AUTORIAS – PRÊMIO DO JÚRI DA CRÍTICA | ABRACCINE

“Estranho Caminho (CE), de Guto Parente

LONGA MOSTRA OLHOS LIVRES – PRÊMIO CARLOS REICHENBACH | JÚRI JOVEM

“Aquele que Viu o Abismo” (SP), de Negro Léo e Gregório Gananian

LONGA MOSTRA AURORA – PRÊMIO JÚRI OFICIAL

“Lista de Desejos para Superagüi” (PR), de Pedro Giongo

MENÇÃO HONROSA- MOSTRA AURORA – PRÊMIO JÚRI OFICIAL

“Maçãs no Escuro” (SP), de Tiago A. Neves

DESTAQUE FEMININO – PRÊMIO HELENA IGNEZ – JÚRI OFICIAL

Kerexu Martim, diretora do filme “Aguyjevete Araxi’I” (SP)

LONGA – PRÊMIO JÚRI POPULAR

“As Primeiras” (SP), de Adriana Yañez

Com informações da assessoria de imprensa da Mostra de Cinema de Tiradentes.