"Eros" (2024), de Rachel Daisy Ellis - Divulgação
"Eros" (2024), de Rachel Daisy Ellis - Divulgação

Documentário “Eros” é selecionado para o festival CPH:DOX 2024

No documentário “Eros”, pessoas frequentadoras de motel foram convidadas a se filmar durante uma noite e compartilhar os seus vídeos para fazer parte do filme dirigido pela cineasta britânica-brasileira Rachel Daisy Ellis.

O longa brasileiro foi selecionado para a 21ª edição do Festival Internacional de Documentários de Copenhague, na Dinamarca, o CPH:DOX 2024, dentro da seção NEXT:WAVE, que traz 14 títulos de realizadores emergentes internacionais.

O CPH:DOX é um dos festivais mais prestigiados da Europa. Sucessos como “Queendom” e “The Last Year of Darkness” estrearam no evento em 2023. Neste ano, o festival acontecerá de 13 a 24 de março.



“Eros” concorre ao prêmio NEXT:AWARD e ao prêmio de audiência. Rachel Daisy Ellis destacou que está “muito feliz com a seleção no festival que é uma plataforma tão importante para novos realizadores de documentário e que dá visibilidade a projetos e autores que estão experimentando com linguagens e provocando novos debates em torno do documentário. Vai ajudar a garantir que ‘Eros’ seja visto e debatido com mais gente.”

Todas as filmagens do documentário foram realizadas com os celulares das próprias personagens que foram convidadas a se filmarem durante uma estadia, numa suíte de motel de sua escolha. “Escolhi o dispositivo do auto-registro como maneira de adentrar a intimidade e explorar a auto-representação. O filme acabou sendo um mergulho nas relações íntimas, a liberdade sexual, o refúgio, a relação corpo-espaço, a auto-representação, a performance, o amor romântico e a solidão”, comenta a diretora.

"Eros" (2024), de Rachel Daisy Ellis - Divulgação
“Eros” (2024), de Rachel Daisy Ellis – Divulgação

O documentário, produzido por Dora Amorim, da produtora Ponte, em parceria com a produtora de Ellis, a Desvia, tem distribuição no Brasil da Fistaile, de Talita Arruda e Marina Tarabay. O filme teve sua primeira exibição na 27ª Mostra de Tiradentes, onde concorreu na Mostra Aurora (leia a nossa crítica). A data do lançamento comercial ainda não está definida.