Melhores filmes dos anos 40

Em mais uma edição de seus rankings, a Liga do Blogues Cinematográficos elege os melhores filmes dos anos 40. E o grande vencedor é… Claro, o todo-poderoso “Cidadão Kane”. A aula de cinema em forma de longa-metragem de Orson Welles também encabeçou meus votos. Em segundo lugar, coloquei “O Grande Ditador”, de Charles Chaplin, sobre o qual fui convidado a escrever para compor os comentários sobre os vencedores. Aí vai o texto:

“Chaplin sempre foi um gênio criador de imagens que perduram no imaginário de qualquer pessoa, seja ela cinéfila ou não. De todos os seus filmes, O Grande Ditador talvez seja aquele que mais possua “cenas famosas”, que praticamente criaram uma vida própria fora do roteiro, existindo isoladamente. A briga para ver quem fica numa posição mais alta na cadeira de barbeiro. O discurso absolutamente hilariante do ditador hitleriano. O sublime balé com o globo terrestre. E quando você já se deu por satisfeito com imagens tão inesquecíveis, o mestre ainda surpreende com suas palavras – desta vez não para serem lidas na tela, mas, sim, ouvidas e gravadas na história do cinema como o momento em que criador e criatura se confundem em seus papéis: aquele é Chaplin? Ou aquele é o tão querido “Little Tramp” falando pela primeira e última vez? Um filme com uma mensagem, sim. E uma mensagem que nunca deixou de ser atual e bela”

O filme ficou em 9º lugar no ranking. Clique aqui para ver a lista completa e ler os demais comentários. Tem muita coisa bacana que merece ser (re)descoberta.