O gangster dos gangsters

Para quem já assistiu a “Inimigos Públicos“, um exercício interessante, além de um ótimo programa, é assistir a “Dillinger: Inimigo Público nº 1” (ou “Dillinger: O Gangster dos Gangsters”), de 1973, dirigido por John Milius, com Warren Oates no papel de John Dillinger. As abordagens de Milius e Michael Mann são bem diferentes, com o primeiro fazendo um filme mais brutal, inclusive na forma como retrata Dillinger e Melvin Purvis (vivido por Ben Johnson) como sujeitos mais durões. Mas mesmo com tons diferentes, algumas das passagens verídicas da história de Dillinger e Purvis coincidem em ambos os filmes. Selecionei três, compare abaixo:

CENA 1 Após ser preso, Dillinger é apresentado à imprensa na delegacia. Os repórteres o tratam como uma celebridade e até pedem para que ele faça pose para fotos. Repare na diferença de tom na atuação de Oates em relação a Johnny Depp. Oates faz um Dillinger mais cheio de si, irônico, enquanto Depp constrói o personagem como um anti-herói trágico.

CENA 2 A emboscada preparada por Purvis e seus homens na estalagem de campo, onde a gangue de Dillinger se escondia, resulta em um intenso tiroteio, que culmina com uma perseguição de carros. Enquanto em “Inimigos Públicos” a ação é noturna, aqui tudo acontece à luz do dia. E Milius não fica devendo nada a Mann no que diz respeito à ação e a elaboração dos planos – o último, ao fim da perseguição, não só se destaca pelo enquadramento, como ainda traz uma pincelada de humor negro inusitada. A sequência selecionada é longa, mas fascinante. É possível também perceber um pouco da forma como Milius trabalha a relação entre Dillinger e Billie.



CENA 3 O fim de Dillinger em frente ao Biograph Theatre não tem, no filme de 1973, a mesma pompa de “Inimigos Públicos”. Mann vai ao interior do cinema e cria uma das mais belas cenas quando coloca Dillinger frente-a-frente com Clark Cable, que está na tela dentro da tela. Já Milius se concentra na ação policial e na vitória de Purvis.

O filme pode ser encontrado em DVD no Brasil.