O Desinformante!

Ele queria ser James Bond. Acabou se saindo um ótimo Inspetor Closeau, o agente desengonçado de “A Pantera Cor de Rosa”. Mas, no fim, Mark Whitacre se revelou um verdadeiro aprendiz de Bernard Madoff, o financista autor do maior esquema de fraude da história de Wall Street.

Situado no mundo corporativo, “O Desinformante!” narra de maneira um tanto sarcástica a trajetória de Whitacre. E é muito curiosa e bem-sucedida a maneira como Steven Soderbergh mistura o caso verídico com um estilo próprio dos filmes de espionagem e comédias dos anos 60 e 70, apesar de a história se passar na década de 90.



A maior contribuição para o tom empregado por Soderbergh, caracterizando bem a malandragem do protagonista, está na trilha sonora, composta pelo veterano e multi-premiado Marvin Hamlisch. É uma escolha mais do que adequada para o filme, já que, além do talento inegável para esse tipo de trilha, que traz um jazz mais brincalhão, com raízes no ragtime, o compositor já trabalhou num filme de James Bond, “O Espião Que Me Amava”, de 1977. Sem falar que também é dele a música do clássico “Golpe de Mestre”, de 1973.

A história de Mark Whitacre só não é trágica pela própria natureza do personagem, que apresenta sintomas de transtorno bipolar ao demonstrar estar “ausente” em vários momentos. Soderbergh usa o recurso do voice-over para demonstrar essa característica do protagonista: em alguns momentos, uma cena que começa com um diálogo é interrompida pela voz de Matt Damon, que fala alguma coisa que não tem nada a ver com a conversa. Sem falar que o ator está muito bem em mais um papel cômico em sua carreira.

Dos quatro filmes de Soderbergh que chegaram aos cinemas brasileiros este ano – os outros foram “Confissões de uma Garota de Programa” e as duas partes da biografia de Che Guevara – “O Desinformante!” é o melhor.

nota: 8/10 — vale o ingresso

O Desinformante! (The Informant!, 2009, EUA)
direção: Steven Soderbergh; roteiro: Scott Z. Burns (baseado no livro de Kurt Eichenwald); fotografia: Steven Soderbergh (como Peter Andrews); montagem: Stephen Mirrione; música: Marvin Hamlisch; produção: Howard Braunstein, Kurt Eichenwald, Jennifer Fox, Gregory Jacobs, Michael Jaffe; com: Matt Damon, Melanie Lynskey, Scott Bakula, Allan Havey, Rusty Schwimmer, Eddie Jemison, Scott Adsit, Thomas F. Wilson; estúdio: Section Eight, Warner Bros. Pictures, Participant Media, Groundswell Productions; distribuição: Warner Bros. Pictures. 108 min