Parabólica e Telescópio reativados

parabolica2014

Passada a 10ª edição do Sammie, é hora de pensar no que vem por aí, não só nas telas de cinema, mas no que você verá aqui no blog. Quem nos acompanha há mais tempo provavelmente se lembra de duas atrações que tínhamos em nossa home: a Parabólica e o Telescópio. Entre as duas últimas mudanças de layout e a migração da plataforma Blogger para WordPress, nós acabamos desligando essas duas ferramentas. Mas, agora, elas estão reativadas e com cara nova.

A Parabólica é uma coluna de links para artigos, ensaios, entrevistas, reportagens, notícias, vídeos, entre outras coisas que nós pescamos durante nossa navegação diária pela internet. É uma forma de compartilhar com o leitor o que nós temos visto de interessante por aí, seja em sites nacionais ou estrangeiros. A atualização é diária e, agora, está bem mais dinâmica, graças à evolução da tecnologia. A Parabólica se transformou numa timeline do Twitter, portanto, vale sempre checar as novidades que estamos jogando lá. Mesmo se você não usa o Twitter, dá para acompanhar. Veja como funciona aqui.



O Telescópio é uma espécie de calendário de estreias com curadoria. Não é uma simples agenda de filmes que serão lançados em breve, mas uma lista de títulos mais pessoal. Nós demos uma boa peneirada em todas as datas divulgadas pelos distribuidores e deixamos apenas as estreias com que realmente nos importamos. As datas serão constantemente checadas, e atualizadas no caso de alterações. Para a lista inicial nós não consideramos as estreias deste mês. Ela começa em março e vai até 2016. Você pode consultar tudo aqui.

Ao mesmo tempo, filmes de repercussão em festivais e projetos recém-anunciados formam uma lista-irmã do Telescópio, a Visão Além do Alcance, também uma atração antiga do blog que tinha sido deixada de lado.  As duas listas, na verdade, foram retomadas a partir da construção do tradicional post de “promessas de ano novo”, que eu publicava aqui em todo janeiro. Então, desta vez, ao invés de criarmos um post que acabaria ficando para trás após algum tempo, preferimos fazer algo mais duradouro, que servirá de referência para nós e para o leitor.

Sugestões de links para a Parabólica e filmes para o Telescópio e a Visão Além do Alcance sempre são bem-vindas! Caso você tenha alguma(s), deixe-a(s) nos espaços para comentários do blog, no nosso Twitter ou no nosso Facebook. ■