Lançamento de livro celebra 80 anos de Jean-Claude Bernardet

Um dos principais pensadores e teóricos de cinema em atividade no Brasil, Jean-Claude Bernardet comemorou seu octogésimo aniversário em 2016. Celebrando uma trajetória que inclui também participação em filmes como ator, diretor e roteirista, a Abraccine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema) lança o livro “Bernardet 80: Impacto e influência no cinema brasileiro“.

Paco Editorial – Divulgação

Com organização de Ivonete Pinto e Orlando Margarido, a publicação reúne artigos escritos por profissionais ligados tanto à realização cinematográfica quanto à pesquisa e docência acadêmica, no Brasil e no exterior. Todos os autores foram diretamente influenciados por Bernardet, cujo livro “Brasil em Tempo de Cinema” está completando meio século em 2017.



O livro tem um público-alvo amplo, como explica Ivonete: “desde aqueles que conhecem os textos e as interferências do homenageado em roteiro, atuação e direção de filmes, até quem recém está chegando (os estudantes de graduação e novos cinéfilos), que encontram no livro um caminho organizado para conhecer a trajetória ímpar de Jean-Claude Bernardet”.

Orlando destaca que os textos dos diretores de parcerias atuais de Bernardet como ator (caso, por exemplo, de Kiko Goifman, de “Filmefobia” e “Periscópio”) possuem depoimentos mais informais do que os textos dos especialistas sobre a trajetória crítica de Bernardet. “São vozes de bastidores, saborosas e reveladoras muitas vezes, em que se nota um homem curioso, vivo e atuante. É uma publicação que resgata um passado de brilho, mas também deve surpreender ao evocar um presente estimulante e único de um pensador em busca de se redefinir sempre”, completa o organizador.

Os 15 autores que assinam os artigos publicados na obra são Arthur Autran, Cristiano Burlan, Daniel Feix, Ismail Xavier, Ivonete Pinto, Kiko Goifman, Lúcia Nagib, Luciana Corrêa de Araújo, Luiz Zanin Oricchio, Maria do Socorro Carvalho, Mateus Araújo, Orlando Margarido, Roberto Moreira, Rubens Rewald e Tata Amaral. Cacá Diegues assina o prefácio, enquanto José Geraldo Couto e Paulo Henrique Silva escrevem os textos de apresentação.

O lançamento do livro “Bernardet 80: Impacto e influência no cinema brasileiro” acontece dentro do festival É Tudo Verdade, em São Paulo.

Em Belo Horizonte, um debate com a presença de Ivonete Pinto, Kiko Goifman e o próprio Bernardet acontece no Sesc Palladium, no dia 27 de abril, a partir das 20h. Entrada franca. O centro cultural também exibe, até o dia 30 de abril, retrospectiva dos filmes de Bernardet. Confira a programação.

Para adquirir o livro, clique aqui. E para comprar os livros escritos por Bernardet, clique aqui.

— Leia também: Entrevista com Cláudia Priscilla e Pedro Marques, diretores do filme “A Destruição de Bernardet”