Clique para reproduzir em uma nova janela | Download
Assine o nosso feed de podcasts: RSS | Apple | Google
Também no: Spotify | Castbox | TuneIn | Stitcher | Player FM
Nesta edição, nós discutimos as diferenças entre as duas adaptações para o cinema de “O Estranho que Nós Amamos” (The Beguiled, Estados Unidos), livro de Thomas Cullinan: a primeira, de 1971, dirigida por Don Siegel, com Clint Eastwood, Geraldine Page e Elizabeth Hartman no elenco; e a mais recente, de 2017, dirigida por Sofia Coppola, com Nicole Kidman, Kirsten Dunst, Elle Fanning e Colin Farrell.
Nossos comentários sobre os dois filmes contém spoilers!
O cinematório café é um podcast produzido e apresentado por Renato Silveira e Raquel Gomes. A cada episódio, nós propomos um debate em torno de temas relacionados ao cinema e às suas áreas correlatas, sempre em um clima de descontração, mas buscando, acima de tudo, reflexões sobre imagens que estão presentes no nosso dia a dia.
Participe do grupo do cinematório café no Telegram – clique aqui para entrar!
Hyperlinks deste episódio:
— Nossas playlists no Spotify, inspiradas nos filmes de Sofia Coppola: a primeira com músicas de “As Virgens Suicidas”, Encontros e Desencontros” e “Maria Antonieta”; a segunda com músicas de “Um Lugar Qualquer”, “Bling Ring: A Gangue de Hollywood” e “O Estranho que Nós Amamos”.
— Sobre Hilda Hilst (abertura do podcast):
— Sobre “O Estranho que Nós Amamos” (2017):
- A polêmica sobre o “whitewashing” no filme de Sofia Coppola (Slate, em inglês)
- E a cineasta responde às críticas pela exclusão da personagem negra em sua versão do filme (IndieWire, em inglês)
- Entrevista da diretora para a Film Comment (em inglês)
- Sobre as escolhas das músicas para as trilhas de seus filmes (Esquire, em inglês)
- Por que já passou da hora de Sofia Coppola parar de ser criticada pelo sobrenome (HuffPost Brasil)
- Sofia Coppola explica por que escolheu fazer uma nova adaptação do livro – entrevista em áudio com imagens comparativas dos dois filmes (via Film School Rejects, sem legendas):
- Sofia Coppola comenta a cena do jantar (Vanity Fair, sem legendas):
- Vídeo-ensaio sobre características do estilo de direção de Sofia Coppola:
- Vídeo-ensaio sobre o uso de cores nos filmes de Sofia Coppola:
- Três padrões visuais nos filmes de Sofia Coppola (ensaio em inglês)
- Bastidores das filmagens:
- Bastidores da sessão de gala no Festival de Cannes:
- Entrevista coletiva no Festival de Cannes (sem legendas):
- Sofia Coppola fala sobre o filme em evento da Academia (sem legendas):
- Entrevista com Sofia Coppola e Kirsten Dunst (sem legendas):
— Sobre “O Estranho que Nós Amamos” (1971):
- Trailer original:
- Comentários de John Landis sobre o filme (Trailers From Hell, sem legendas):
Apoio: