"Dentro de Casa"

Espaços consolidados de cinema negro e de mulheres no 24º Festival de Cinema de Vitória

O 24º Festival de Cinema de Vitória, que começa hoje, dia 11, e vai até o dia 16 de setembro, consolida suas janelas exclusivas para filmes que abordam questões do povo negro e para filmes realizados por mulheres. A Mostra Cinema e Negritude e a Mostra Mulheres no Cinema, inauguradas em 2016, voltam fortalecidas à programação deste ano e ambas enriquecem a discussão sobre representação e representatividade de negros e mulheres em diversos âmbitos da sociedade, especialmente o da Arte e do Audiovisual.

A Mostra Cinema e Negritude dá visibilidade à força da produção artística e da estética negras, que, com o incansável esforço dos realizadores têm crescido no país, apesar dos escassos lugares de fala. No ano passado, o curta “Cinzas”, de Larissa Fulana de Tal, foi o premiado pelo Júri Popular. A Mostra Mulheres no Cinema contribui para o fortalecimento da atuação feminina por trás das câmeras e também nas telas, com a exibição de filmes que discutem temáticas caras ao gênero. No ano passado, o Júri Popular escolheu a produção capixaba “Dentro de Casa”, de Yasmin Nolasco, para receber o prêmio.

“Dentro de Casa”

Outras atividades integram o festival, com destaques para a 4ª Mostra de Animação, a Mostra Nacional de Videoclipes, oficinas, homenagens à cantora e atriz Zezé Motta e à atriz, diretora e dramaturga capixaba Margareth Galvão, além de debates e encontros com pesquisadores de cinema, realizadores e o público, e lançamentos de DVDs, livros e outras publicações. Ao final do evento, serão premiadas as melhores produções que concorrem em suas respectivas mostras, resultando num total de mais de 20 troféus distribuídos, além das possíveis menções honrosas e prêmios adicionais.



Mais tradicional evento cinematográfico do Espírito Santo, o 24º Festival de Cinema de Vitória acontece no Teatro Carlos Gomes com sessões que exibem uma seleção de obras de diversos formatos e gêneros do cinema nacional contemporâneo. A programação detalhada desta edição pode ser encontrada no site oficial, onde inclusive nota-se a identidade visual do festival, uma bonita e criativa homenagem ao cineasta Glauber Rocha — e o aniversário de 50 anos do laçamento de “Terra em Transe” — assinada pelo designer Paulo Prot.

SERVIÇO
24º Festival de Cinema de Vitória
De 11 a 16 de setembro de 2017
Teatro Carlos Gomes: Praça Costa Pereira, s/n – Centro, Vitória – ES
Entrada gratuita
Programação e mais informações aqui.