Foto: Columbia Pictures/Divulgação

Distopia adaptada: “Blade Runner 2049” :: cinematório café #44

Clique para reproduzir em uma nova janela | Download

Neste programa, nós discutimos “Blade Runner 2049” (Estados Unidos, 2017), continuação de “Blade Runner – O Caçador de Androides” (1982), por sua vez uma adaptação do livro “Androides Sonham com Ovelhas Elétricas?”, de Philip K. Dick.

O filme tem direção de Dennis Villeneuve e traz Ryan Gosling no papel principal, o oficial K, um novo Blade Runner que recebe a missão de destruir evidências do passado dos replicantes, que agora são fabricados por outra empresa e em modelos obedientes. Nessa missão, o protagonista acaba indo atrás de Rick Deckard, o caçador de androides do primeiro filme, vivido por Harrison Ford, que está de volta ao papel.



O elenco ainda traz Jared Leto, Robin Wright, Ana De Armas, Sylvia Hoeks, Mackenzie Davis e Dave Bautista. O roteiro é de Hampton Fancher (um dos escritores do filme original) e Michael Green. A fotografia é de Roger Deakins, a montagem é de Joe Walker e a trilha sonora é de Hans Zimmer.

Para mais este café cinéfilo, nós recebemos Ana Lúcia Andrade, doutora em Cinema e professora da Escola de Belas Artes da UFMG.

Atenção! Nossos comentários contém spoilers!

O cinematório café é um podcast produzido e apresentado por Renato Silveira Raquel Gomes. A cada episódio, nós propomos um debate em torno de temas relacionados ao cinema e às suas áreas correlatas, sempre em um clima de descontração, mas buscando, acima de tudo, reflexões sobre imagens que estão presentes no nosso dia a dia.

Hyperlinks deste episódio:

— Sobre “Blade Runner”:

  • Os três curtas prequels de “Blade Runner 2049”:

  • Comentários de Marden Machado sobre o filme de 1982 (Canal Cinemarden):

— Sobre Phillip K. Dick:


Apoio:

Academia do Café  Coletivo Libertad