42ª Mostra de SP divulga cartaz e terá instalação em realidade virtual

"Chalkroom", de Laurie Anderson - Foto: Mostra de SP/Divulgação
"Chalkroom", de Laurie Anderson - Foto: Mostra de SP/Divulgação

Mostra Internacional de Cinema em São Paulo revelou o cartaz de sua 42ª edição, com pôster assinado pela artista multimídia norte-americana Laurie Anderson. Ela trabalha com tecnologia, música, cinema e performance e participará da Mostra também com uma instalação em realidade virtual.

Pôster da 42ª Mostra de São Paulo, por Laurie Anderson - Foto: Mostra de SP/Divulgação
Pôster da 42ª Mostra de São Paulo, por Laurie Anderson – Foto: Mostra de SP/Divulgação

Segundo a artista, o cartaz destaca “um espaço feito de palavras e imagens de palavras — é como caminhar para dentro de uma história e se tornar parte dela. É uma maneira de você poder andar dentro de livros e filmes e deixar eles serem parte de sua própria história”.

A instalação “Chalkroom” (ou “quarto de giz”), de Laurie Anderson, tem a proposta de levar o espectador a “voar” em meio a palavras, desenhos e histórias que flutuam como se fossem inscrições numa lousa que recobre todo o ambiente.



Este slideshow necessita de JavaScript.

A obra abrirá o novo anexo do CineSesc (Rua Augusta, 2.075) e tem coautoria do artista taiwanês Hsin-Chien Huang. A cenografia da instalação é de Daniela Thomas e Felipe Tassara.

“Chalkroom” já passou pelo Mass MoCA, pelo Louisiana Museum, pelo Taipei Museum of Fine Arts e pelo Festival de Cinema de Veneza em 2017, que concedeu o prêmio de Melhor Experiência em Realidade Virtual à instalação.

A 42ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo acontece na capital paulista de 18 a 31 de outubro.