Com clássicos e competição de inéditos, Mostra de São Luís chega à 2ª edição

II Mostra Internacional de Cinema de São Luís - Foto: Divulgação
II Mostra Internacional de Cinema de São Luís - Foto: Divulgação

Começa hoje, 26 de setembro, e vai até 3 de outubro, a segunda edição da Mostra Internacional de Cinema de São Luís, no Maranhão. Uma das mais vigorosas fora do eixo Rio-São Paulo, a programação oferece ao público a oportunidade de ver filmes inéditos, nacionais e estrangeiros, e também clássicos na telona do Cine Praia Grande. Todas as sessões são gratuitas.

A abertura está programada para as 19h, quando será feita a homenagem ao ator Matheus Nachtergaele e a exibição de seu primeiro longa como diretor, “A Festa da Menina Morta”, que comemora dez anos de lançamento. Durante toda a mostra, Nachtergaele também dará uma masterclass e participará de debates sobre seus filmes.

A Mostra de São Luís realiza ainda uma Oficina de Crítica com Marcus Mello, diretor da Cinemateca Capitólio, em Porto Alegre, e um dos editores da prestigiada revista Teorema. Ele dará aos alunos um panorama sobre a crítica cinematográfica, abordando seus aspectos históricos, a estrutura do texto crítico e os elementos da análise fílmica. As inscrições já foram encerradas.



II Mostra Internacional de Cinema de São Luís - Foto: Divulgação

Competição, clássicos e maratona de terror

Os filmes que participam da mostra competitiva foram selecionados através de uma convocatória internacional. Ao todo foram inscritos 3.656 filmes, sendo que 487 longas-metragens e 3.193 curtas. Desses, entraram na disputa seis longas e 12 curtas, todos inéditos no Maranhão e, em alguns casos, também no país. A seleção foi feita pelos curadores Juliana Mendes (pesquisadora), Lucas Sá (cineasta), Raffaele Petrini (exibidor e produtor), Ruy Castro (cineasta) e Marcos Ponts (produtor e cineasta).

Uma das novidades desta edição da Mostra de São Luís é a Guesa Errante, mostra competitiva composta por curtas e longas-metragens visualmente e narrativamente inovadores. A programação conta ainda com parceria do Olhar de Cinema, festival convidado do qual serão exibidos três filmes de sua seleção.

Os cinéfilos de carteirinha também poderão aproveitar o programa de Clássicos, que leva de volta às telas filmes inesquecíveis em exibições impecáveis, incluindo “Vestida Para Matar”, de Brian De Palma, “Cidade das Mulheres”, de Federico Fellini, e “Convenção das Bruxas”, de Nicolas Roeg. A mostra tem ainda uma grande novidade: Inferno, uma maratona de filmes de terror, que iniciará a partir da meia-noite de sexta-feira, 28 de setembro, até as 6 da manhã, com três curtas e três longas exibidos (entre eles, o infame “Canibal Holocausto”, de Ruggero Deodato).

Confira a programação completa, com datas, horários e sinopses dos filmes, no site oficial da Mostra de São Luís.