Livro narra história da fotografia e seu papel na constituição do cinema

Livro "Entre Pássaros e Cavalos" - Foto: Raimo Benedetti/Divulgação
Livro "Entre Pássaros e Cavalos" - Foto: Raimo Benedetti/Divulgação

Acontece neste sábado, em São Paulo, o lançamento do livro “Entre Pássaros e Cavalos – Muybridge, Marey e o Pré-Cinema”, escrito por Raimo Benedetti. É uma biografia dupla, que reconstitui as trajetórias do fotógrafo anglo-americano Eadweard James Muybridge e do fisiologista francês Éttiene-Jules Marey até o encontro deles, quando criaram juntos os fundamentos técnicos do cinema.

O lançamento acontece no Atelier Paulista, que fica na Rua Amália de Noronha, 301, no Pinheiros, próximo ao Metrô Sumaré, a partir das 19h. A publicação estará disponível nas livrarias pela SESI-SP Editora, com o preço sugerido de R$ 90.



Livro "Entre Pássaros e Cavalos" - Foto: Raimo Benedetti/Divulgação
Livro “Entre Pássaros e Cavalos” – Foto: Raimo Benedetti/Divulgação

Confira abaixo as informações divulgadas pela organização:

Biografia dupla narra o processo histórico da fotografia no século XIX e seu papel na constituição do cinema. Livro vem acompanhado de filmes inéditos.

O anos de 1830 e de 1904 marcam o nascimento e a morte de duas figuras emblemáticas da arte e da ciência do século XIX: de um lado, o fotógrafo anglo-americano Eadweard James Muybridge e do outro o fisiologista francês Éttiene-Jules Marey. Quando se conheceram aos 51 anos de idade, se deu um explosivo encontro entre a arte-tecnologia com a ciência experimental e o resultado dessa combinação criou condições para a criação dos fundamentos técnicos do cinema.

Entre pássaros e cavalos – Muybridge, Marey e o Pré-Cinema, é uma biografia dupla que narra a vida desses dois personagens às vésperas do lançamento do cinematógrafo, no ano de 1895. Esta data, é frequentemente reconhecida como o surgimento do cinema, mas hoje se sabe que este não foi um feito isolado e seu deu graças ao trabalho de um grupo de pesquisadores internacionais dentre os quais se destacam Muybridge e Marey. Eles foram importantes personagens do período chamado de pré-cinema, e são associados como sendo os responsáveis por promover à fotografia estática à condição de fotografia cinética.

O livro conduz o leitor à duas viagens independentes. Tirando proveito das sincronias de idades de seus personagens, o texto narra em paralelo a vida desses dois homens orientado pelos aspectos profissionais de suas carreiras. Os capítulos se interpolam em cenários paradigmáticos do século XIX: ora em São Francisco, cidade onde Muybridge escolheu para viver no “tempo do velho oeste”, e ora em Paris, epicentro da ciência e cultura na Belle Époque, por onde Marey circulava com desenvoltura. A estrutura alternada do livro dá a possibilidade de escolha: a leitura pode acompanhar o relato de cada personagem independente ou se dar através do conjunto alternado.

Livro "Entre Pássaros e Cavalos" - Foto: Raimo Benedetti/Divulgação
Livro “Entre Pássaros e Cavalos” – Foto: Raimo Benedetti/Divulgação

Entre Pássaros e Cavalos propõe uma visão do contexto de formação da técnica cinematográfica no século XIX. O ponto de partida está na década de 1830, quando uma série de dispositivos para estudos da visão foram criados. Neste período, surgiu a fotografia (1839), a experiência 3D do estereoscópio (1833) e os objetos cinéticos como o zootrópio (1835). Marey e Muybridge vão se incorporar à história pré-cinematográfica entre 1870 e 90 e farão os principais aprimoramentos para que a fotografia em vidro se repousasse sobre uma película de celulóide.

Com 256 páginas, o livro conta com mais de 200 imagens e vem acompanhado por uma série de vídeos especialmente produzidos por Raimo Benedetti. O autor — que é um videoartista, montador de filmes cinematográficos e pesquisador –, visitou o acervo dos museus de Kingston upon Thames, na Inglaterra e o Musèe Marey, na França, onde coletou imagens e fez entrevistas. Os vídeos são acessados por QR Code, podendo ser assistidos em celulares, tablets ou computadores e contam com a participação de especialistas como Stephen Herbert, Marta Braun e Laurent Mannoni, diretor técnico e científico da Cinemateca Francesa.