Com seletiva para o Oscar, Festival Curta Cinema ocupa circuito independente carioca

"Buba", de Nini Cartaxo, um dos filmes na Competição Nacional do Festival Curta Cinema 2018 - Foto: Divulgação
"Buba", de Nini Cartaxo, um dos filmes na Competição Nacional do Festival Curta Cinema 2018 - Foto: Divulgação

O Festival Curta Cinema realiza sua 28ª edição entre os dias 24 e 31 de outubro, no Rio de Janeiro. A programação compreende 13 mostras e 33 programas, exibindo cerca de 200 filmes, nacionais e internacionais. O destaque fica para as tradicionais mostras competitivas que qualificam os seus vencedores a uma vaga na disputa para o Oscar na categoria Curta-Metragem.

Outro ponto alto da programação é o VIDEOERA, com curadoria de Laís Azeredo Rodrigues, que mostrará como autores experimentais dos anos 1970 e 1980 usaram as câmeras portáteis para produzir uma (nova) experiência de linguagem.

Também merece atenção a mostra Manifest, que nasceu a partir da fusão de três empresas de produção audiovisual francesas com o intuito de fazer parte do princípio da economia solidária, fortalecendo a distribuição de suas produções pelo mundo.



Este ano, pela primeira vez, será realizado o Mercado Curta Cinema, espaço para debates e informações sobre o mercado audiovisual. Entre as atividades paralelas, o festival apresenta ainda as Sessões Escola (voltadas para alunos das redes públicas de ensino do Rio de Janeiro e de Niterói) e o lançamento do livro “Ensaios Curta Cinema”, que aborda temas como transmídia e multiplataformas, narrativa digital, além de um recorte histórico e outro contemporâneo sobre a produção brasileira no formato.

A programação inclui ainda uma masterclass de direção com Silvio Tendler, autor de importantes documentários como “Os Anos JK – Uma Trajetória Política” (1980), “Jango” (1984), “Marighella – Retrato Falado do Guerrilheiro” (2001), “Glauber, o Filme – Labirinto do Brasil” (2003), “Utopia e Barbárie” (2009), entre outros. A atividade é gratuita e aberta à participação do público mediante inscrição prévia.

O Festival Curta Cinema ocupa seis importantes salas do circuito exibidor do cinema independente carioca: Estação NET Botafogo 1, 2 e 3, Cinemateca do MAM, Cinemaison e Cine Arte UFF. A programação completa e as informações sobre todos os filmes selecionados estão disponíveis no site oficial.