Cine Humberto Mauro exibe filmografia de Jacques Tati

"Meu Tio" (Mon oncle, 1958) - Foto: Divulgação
"Meu Tio" (Mon oncle, 1958) - Foto: Divulgação

A filmografia completa de Jacques Tati, mestre da comédia francesa, fica em cartaz no Cine Humberto Mauro, em Belo Horizonte, de 14 a 20 de junho. Com três curtas, sete longas e uma animação dirigidos e roteirizados pelo ator e cineasta, a mostra explora, principalmente, a comédia física e visual com o protagonista Sr. Hulot, interpretado pelo próprio Tati.

De acordo com Vítor Miranda, pesquisador de cinema, que assina a curadoria junto com o gerente de cinema, Bruno Hilário, trouxe realismo ao filme cômico ao explorar situações cotidianas durante o importante período de transição entre o antigo e o moderno, provocando riso por meio da desorganização provocada pela tecnologia.

Um dos destaques da programação e o primeiro grande sucesso de Tati, “As Férias do Sr. Hulot” (1953), foi exibido em Cannes e indicado ao Oscar de Melhor Roteiro. “Meu Tio” (1958) foi o maior sucesso da carreira de Tati, mas o autor considerava “Playtime” (1967) a grande obra de sua vida, embora o filme tenha fracassado nas bilheterias e na crítica quando foi lançado. Atualmente, é considerado um espetáculo visual de arquitetura e design.



O público do Cine Humberto Mauro também está convidado para a sessão de junho da mostra História Permanente do Cinema, que exibirá “Esse Louco, Louco Amor” (1969). O filme é dirigido por Pierre Étaix, discípulo de Jacques Tati que chegou a trabalhar como assistente de direção em “Meu Tio”.

Confira a programação completa.

SERVIÇO
Mostra Jacques Tati

Local: Cine Humberto Mauro (Palácio das Artes)
Endereço: Av. Afonso Pena 1.537, Belo Horizonte
Período: entre 14 e 20/6
Entrada gratuita – Ingressos distribuídos uma hora antes de cada sessão
Informações para o público: (31) 3236-7400

Com informações da assessoria de imprensa da Fundação Clóvis Salgado.