Data de estreia de “Marighella” é cancelada

Previsto para ser lançado nos cinemas brasileiros em 20 de novembro, “Marighella” teve sua estreia cancelada. O anúncio foi feito nesta quinta-feira, 12 de setembro, pela O2 Filmes. Por meio de nota, a produtora afirmou que não conseguiu cumprir “todos os trâmites exigidos pela Ancine (Agência Nacional do Cinema)” a tempo de realizar o lançamento como planejado. A O2 não detalhou quais seriam tais trâmites. No final de agosto, foi noticiado que a Ancine havia negado o provimento de dois recursos para finalização e lançamento do filme.

A data de 20 de novembro havia sido escolhida por ser bastante simbólica. Além de ser o Dia Nacional da Consciência Negra, o início do mês marca os 50 anos da morte de Carlos Marighella, cuja luta contra a ditadura é a inspiração do projeto que desde sua concepção enfrenta dificuldades para chegar às telas.

Em janeiro deste ano, o ator Wagner Moura, que estreia como diretor de um longa-metragem com “Marighella”, revelou que recebeu ameaças durante as filmagens. “Quando a gente estava filmando, teve uma galera que ameaçou entrar no set e quebrar tudo”, disse em entrevista ao Brasil de Fato, comentando sobre os possíveis ataques que o filme sofreria para ser exibido. “Eu estou preparado para a porrada. Não quero que nenhum dos atores sofra tanto, mas vão sofrer. Vão ser ataques violentos. Não sabemos tudo que é possível.”



Lançado no Festival de Berlim, em fevereiro deste ano, “Marighella” foi exibido também nos festivais de Seattle, Hong Kong, Bari, Sydney e Santiago. Segundo a O2 Filmes, mesmo com a estreia no circuito comercial cancelada por hora, a produção segue sendo apresentada com sucesso em vários festivais. No entanto, uma possível exibição na Mostra de São Paulo (que acontece em outubro) ou no Festival do Rio (em novembro, embora exista sério risco de ser cancelado) segue sem confirmação.

“Nosso objetivo principal sempre foi a estreia no Brasil. Os produtores e a distribuidora Paris Filmes vão seguir trabalhando para que isso aconteça”, conclui a nota.

“Marighella” traz no elenco Seu Jorge no papel-título para contar a história dos últimos anos de Carlos Marighella, guerrilheiro que liderou um dos maiores movimentos de resistência contra a ditadura militar no Brasil, na década de 1960. Moura escreveu o roteiro ao lado de Felipe Braga (“Cabeça a Prêmio”, “Legalize Já: Amizade Nunca Morre”, série “Samantha!”).

O elenco conta ainda com Bruno Gagliasso, Luiz Carlos Vasconcellos, Herson Capri, Humberto Carrão, Adriana Esteves, Bella Camero, Maria Marighella e Ana Paula Bouzas, entre outros. A trilha sonora é assinada por Antonio Pinto (“Central do Brasil”, “Cidade de Deus”) e a fotografia é do argentino Adrian Teijido (“O Palhaço”, “Elis”), que trabalhou com Moura na série “Narcos”.

Veja abaixo uma galeria de fotos: