Em Foco: "Crepúsculo dos Deuses" (1950), de Billy Wilder
Em Foco: "Crepúsculo dos Deuses" (1950), de Billy Wilder

Em Foco: “Crepúsculo dos Deuses” (1950), de Billy Wilder

Clique para reproduzir em uma nova janela | Download

Spotify | Deezer | Castbox | TuneIn| Stitcher | Player FM | YouTube



No episódio #25, o podcast Em Foco analisa uma obra-prima sobre os bastidores de Hollywood: “Crepúsculo dos Deuses” (Sunset Blvd., 1950), filme dirigido por Billy Wilder e estrelado por Gloria Swanson, William Holden, Erich von Stroheim e Nancy Olson.

Escrito por Wilder em sua última parceria com Charles Brackett, e também com a colaboração de D.M. Marshman, o longa narra a história de um roteirista fracassado (Holden) que almeja a fama em Hollywood e se envolve com uma estrela do cinema mudo (Swanson) determinada a fazer um retorno triunfante às telas, décadas após ter sido esquecida pelos grandes estúdios.

Comemorando 70 anos de seu lançamento, “Crepúsculo dos Deuses” é vencedor de três estatuetas do Oscar: Melhor Roteiro e Argumento, Melhor Direção de Arte e Melhor Trilha Sonora, tendo sido indicado a Melhor Filme, Direção, Fotografia, Montagem, Ator, Atriz, Ator Coadjuvante e Atriz Coadjuvante.

Participam deste podcast: Renato Silveira, Kel Gomes e Ana Lúcia Andrade, professora de Cinema da Escola de Belas Artes da UFMG e autora do livro “Entretenimento Inteligente: O Cinema de Billy Wilder”.

No Em Foco, você ouve debates e análises de filmes, sejam eles clássicos, grandes sucessos de bilheteria e de crítica, produções que marcaram época ou que foram redescobertas com o passar dos anos, não importa o país de origem. Além disso, você revisita conosco a filmografia de cineastas que deixaram sua assinatura na história do cinema.

Quer mandar um e-mail? Escreva seu recado e envie para contato@cinematorio.com.br

– Receba nossas newsletters e conteúdo exclusivo de cinema! Saiba mais!

Fora de Quadro

— Um trecho do musical da Broadway inspirado em “Crepúsculo dos Deuses” e estrelado por Glenn Close:

— E um trecho da adaptação brasileira de “Crepúsculo dos Deuses”, com Marisa Orth:

Textos, imagens e outros materiais relacionados

— Referência bibliográfica do livro escrito por Ana Andrade:

ANDRADE, Ana Lúcia. Entretenimento inteligente: o cinema de Billy Wilder. 1ed. Belo Horizonte: UFMG, 2004.

Podcast Cinema em Cena: Os filmes de Billy Wilder

— Trailer original:

— Algumas cenas do filme:


Apoio:

MUBI

O cinematório é parceiro do MUBI, um serviço de streaming de filmes que exibe preciosidades cinematográficas realizadas no mundo todo, escolhidas a dedo por uma equipe de curadores. Faça um teste por 30 dias grátis: basta se cadastrar neste link.

%d blogueiros gostam disto: