Últimos dias da edição online e gratuita do 8 ½ Festival de Cinema Italiano

"Martin Eden"/Divulgação
“Martin Eden”

A programação online do 8 ½ Festival de Cinema Italiano, que está sendo disponibilizada gratuitamente desde 28 de agosto, chega ao fim nesta quinta, dia 10 de setembro. Ainda dá tempo de acessar uma grande variedade de filmes diretamente no site do festival e por meio da plataforma Looke, sendo necessário, apenas, realizar um cadastro gratuito no site.

Nove produções são inéditas nos cinemas brasileiros. Entre as premières nacionais, são destaques: o documentário “Normal”, de Adele Tulli, que estreou no Festival de Berlim 2019; “Os Mosqueteiros do Rei”, um dos maiores sucessos de público do recente cinema italiano, dirigido por Giovanni Veronesi, estrelado por Pierfrancesco Favino, Valerio Mastandrea, Rocco Papaleo e Sergio Rubini; além das comédias “Como um Peixe Fora D’Água”, de Riccardo Milani, e “Bendita Loucura”, de Carlo Verdone.

“Normal”, de Adele Tulli

Nesta edição, outros documentários também chamam a atenção como “Selfie”, de Agostino Ferrente, que estreou no Festival de Berlim 2019, e “O Aprendizado”, de Davide Maldi, premiado no Festival de Locarno 2019- Cineasti del presente; e “A Passagem”, de Michele Manzolini e Federico Ferrone, que estreou na mostra Sconfini do Festival de Veneza 2019.



A programação ainda inclui o aclamado “Martin Eden”, de Pietro Marcello, que garantiu a Luca Marinelli a Copa Volpi de Melhor Ator no Festival de Veneza 2019. O longa estreou em circuito no Brasil em março, mas teve sua campanha reduzida por conta da Covid-19. Também o premiado “Fortunata”, exibido no Festa 2018, mas inédito em circuito comercial no Brasil. O longa deu a Jasmine Trinca o prêmio de Melhor Atriz e competiu na Mostra Um Certo Olhar no Festival de Cannes 2017.

E uma cinebiografia musical que vale ser vista é “Nico, 1988”, de Susanna Nicchiarelli. O filme narra os últimos anos de vida da cantora Nico, vocalista do álbum de estreia da banda The Velvet Underground e musa do Andy Warhol. No longa, é possível conhecer a sua luta contra os vícios e os demônios pessoais, enquanto participa de shows e vive como artista, mãe e mulher. Vencedor da Mostra Orizzonti no Festival de Veneza.

“Nico, 1988″/Foto: Emanuela Scarpa

SERVIÇO
8 ½ Festival de Cinema Italiano – Edição Online
De 28 de agosto a 10 de setembro de 2020
Gratuito
Programação completa e mais informações aqui.